Simplifica PG: Programa desburocratiza serviços públicos e beneficia população

Agilidade e conforto no atendimento ao contribuinte e economia são objetivos

Por Aline Gomes | 16/5/2023

Acompanhar as tendências tecnológicas a fim de trazer mais agilidade nos serviços, conforto ao cidadão e economia aos cofres públicos: essa é a premissa do Simplifica PG, uma importante ferramenta de desburocratização da administração pública municipal de Praia Grande que já está à disposição da população.

O Simplifica PG abrange desde a adequação dos sistemas utilizados e ampliação das ferramentas on-line até a mudança da legislação para tornar mais fácil e ágil o acesso aos serviços públicos municipais. Um grande exemplo do sucesso do Programa é o parcelamento de dívida ativa, aproximadamente um terço de todas as negociações foram feitas de forma on-line em 2023. “Mais de 30% dos parcelamentos de IPTU em dívida ativa foram efetivados por canais on-line. Isso representa, aproximadamente, quatro mil parcelamentos nos primeiros meses do ano”, destaca o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

Disponibilização de mais Serviços On-line - Diversos serviços foram disponibilizados no portal da Prefeitura: parcelamentos de dívida ativa, extrato de débitos, certidões, 2ª via de IPTU, atualização cadastral, entre diversos outros serviços podem ser acessados a qualquer momento pelo contribuinte, sem a necessidade de requerimentos ou comparecimento ao Paço Municipal. Guia de ITBI, alvará e inscrição de autônomos, ISS/ICMS, informações sobre redução/isenção de IPTU, Fundo Previdenciário, agendamento de atendimento presencial também fazem parte dos serviços on-line.

Inovação Tecnológica como aliada na automação dos serviços - A modernização do atendimento continua com os Totens de Autoatendimento instalados em locais estratégicos, como o shopping center, o terminal rodoviário Tude Bastos e o Paço Municipal. Com a implantação dos Totens PG Online, os munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via Cosip, entre outros.

Além disso, o aplicativo de mensagens Whatsapp também se tornou aliado no processo de desburocratização. A ferramenta foi amplamente utilizada durante o período de pandemia para atender o público e teve a aprovação de 97% da população. Agora, o Whatsapp da Sefin está novamente disponível com o menu de opções aperfeiçoado. O número para atendimento é o (13) 3496-2000, basta mandar uma mensagem e escolher a opção deseja de acordo com o menu que oferece a grande maioria dos serviços de Finanças.

Serviços- Diversos outros serviços fazem parte do Programa Simplifica PG, como, por exemplo, a Central Acerta PG, Processo Digital, além de mudança no código tributário do Município.