Praia Grande oferece serviço gratuito de castração de cães e gatos

Solicitação deve ser feita na Usafa onde a pessoa é cadastrada

17/5/2023

Por Rodrigo Herrero

Você sabia que Praia Grande oferece o serviço de castração de cães e gatos? Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município ampliou a oferta ao credenciar clínicas veterinárias que realizam o procedimento e ainda inserem o microchip para a identificação dos pets. O serviço é contínuo e gratuito aos moradores praia-grandenses.

Para solicitar a castração, basta ir à Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que se está cadastrado. É preciso levar o cartão do posto, documento do responsável do animal e, em casos de beneficiários de programas sociais, o número do NIS (Número de Identificação Social). O pet será cadastrado no Censo Animal, ferramenta que permite identificar a população de cães e gatos da Cidade, ajudando a desenvolver ações de controle populacional, além de prevenir riscos à saúde do ser humano e promover o bem-estar animal.

Depois do cadastramento, as informações são encaminhadas para a Sesap, que direciona os dados dos animais para as clínicas veterinárias credenciadas. As empresas fazem o contato com os munícipes para agendar a data da cirurgia.

Se você cadastrou o seu pet para realizar o procedimento de castração e está com alguma dúvida ou não teve retorno, a Sesap criou um canal de contato no Whatsapp para ajudar os munícipes. O atendimento ocorre somente por mensagem através do número 3496-5275, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Serviço – Desde o ano passado, a Prefeitura ampliou a oferta de cirurgias gratuitas de castração no Município. Por meio do Programa de Castração e Identificação de Cães e Gatos da Prefeitura de Praia Grande, foram realizados mais de 3,5 mil procedimentos cirúrgicos somente em 2022. Os serviços continuam a todo o vapor em 2023. A ampliação do número de castrações dos pets é uma das metas do plano de governo da Prefeita Raquel Chini.