Dia Internacional da Reciclagem: PG inaugura novos Ecopontos e amplia coleta seletiva

Cidade já possui 22 Ecopontos. Unidades recebem descarte correto de materiais recicláveis

Por Pedro Sbravatti | 17/5/2023

Praia Grande tem muitos motivos para se orgulhar no Dia Internacional da Reciclagem, festejado em 17 de maio. A Prefeitura desenvolve diariamente diversas ações sustentáveis relacionadas ao tema e que colaboram de forma efetiva para a preservação do meio ambiente. Entre elas, destaque para a inauguração de novos Ecopontos, ampliação da coleta seletiva e Rapa-Treco nos bairros e atividades de conscientização com alunos da rede municipal de ensino e também pessoas de todas as idades.

“A Prefeitura de Praia Grande está fazendo a parte dela, estruturando os serviços que impactam de forma significativa na reciclagem de materiais, como a coleta seletiva e as unidades Ecoponto. Precisamos contar com o apoio da população. Cada um fazendo a sua parte, o meio ambiente, a Cidade, seus moradores e os cooperados que vivem desta atividade, todos acabam ganhando”, comentou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

Neste mês de maio a Cidade inaugurou o seu 22º Ecoponto. Localizado no Bairro Glória, a unidade segue o mesmo padrão das demais, com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte), além de receber também pilhas e óleo de cozinha. Três ainda são polos para recebimento de pneus, os Ecopontos Aviação, Esmeralda e Caiçara.

A Coleta Seletiva também tem um papel relevante em Praia Grande. Todos os bairros são atendidos pelos caminhões específicos para o serviço, que ocorre 30 minutos antes da coleta domiciliar. É solicitado para a população que coloque o lixo seco em sacos verdes e próximo ao portão, ação que colabora para diferenciar do lixo úmido/orgânico, que deve ficar próximo do meio fio.

Outra atividade na Cidade é do programa Rapa-Treco. Todos os dias, os caminhões da ação trabalham recolhendo materiais inservíveis (móveis, utensílios, eletrodomésticos, entre outros). Basta o morador deixar o material na calçada de sua residência no dia de recolha referente ao seu endereço, até as 8 horas.

Números positivos – Os dados da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Prefeitura de Praia Grande demonstram o sucesso das atividades relacionadas a reciclagem de materiais. Somente nos primeiros meses de 2023, a Cidade totalizou 868.360 quilos de materiais recolhidos na Coleta Seletiva e outros 628.720 quilos nos Ecopontos.

Cooperativas – Praia Grande conta com duas cooperativas, a Acamar e a Coopervida. Todo o lixo reciclável coletado pela Prefeitura é destinado para esses locais. A seleção do material reciclável (papel, plástico, vidro e metal) é feita pelos trabalhadores. Atualmente, pouco mais de 100 famílias integram o quadro das cooperativas e vivem exclusivamente da reciclagem.

Escolas - Formar uma sociedade com pessoas mais conscientes e engajados em ações sustentáveis que preservam o meio ambiente. Esse é o objetivo dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande nas 78 escolas da rede municipal de ensino. Milhares de crianças e jovens participam das atividades ao longo de todo o ano. Os pequenos têm outro papel importante. Com o conhecimento adquirido, se transformam em multiplicadores das informações em suas famílias e comunidades.