Uso de máscaras não é mais obrigatório em Praia Grande

Medida ocorre em cenário controlado da pandemia e segue orientações da Anvisa

19/5/2023

Por Rodrigo Herrero

Praia Grande determina o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde e transporte público. A medida foi definida a partir do decreto nº 7798/2023 e segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em um cenário em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste mês o fim da emergência em saúde pública de importância internacional referente à covid-19.

A decisão ocorre no momento em que a pandemia está totalmente controlada em Praia Grande, com absoluta adesão da população à vacinação, que se aproxima da marca de um milhão de doses aplicadas na Cidade. Esse trabalho, bem como toda a estrutura de Saúde oferecida pela Administração Municipal, refletiu na queda de casos, internações e atendimentos relacionados ao novo coronavírus.

Conforme parecer nº 13/2023 do Comitê Técnico Científico, é recomendado o uso de forma opcional nas unidades médico-hospitalares do Município e no transporte coletivo e nos dois Terminais Rodoviários, Tatico e Tude Bastos. A mesma recomendação vale para os demais ambientes como escritórios, academias, salas de aula, comércios, entre outros. De acordo com o Parecer Técnico-Científico, o uso obrigatório em unidades médico-hospitalares é apontado apenas quando houver a indicação do uso de equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde.

Monitoramento – Em Praia Grande, é realizado um monitoramento diário dos casos e atendimentos relacionados a covid-19. As avaliações são efetuadas pelo Comitê Técnico Científico, setor que integra a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local. O Município utiliza os resultados desses estudos como base para nortear as ações de combate a pandemia. O Comitê seguirá acompanhando o cenário epidêmico, podendo fazer novas recomendações caso haja algum sinal de alerta.

Vacinação – Para continuar combatendo o novo coronavírus, é fundamental se imunizar. Para isso, Praia Grande disponibiliza a vacinação todos os dias da semana. De segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. E aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas, no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas - Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação).