Usafa Vila Sônia organiza encontro com as gestantes

Evento teve palestras, café da manhã e sorteio de brindes

24/5/2023

Por Rodrigo Herrero

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Sônia realizou nesta terça-feira (23) um encontro com as gestantes para orientar sobre diversos temas relacionados ao pré-natal, ao parto e aos cuidados com o recém-nascido. O evento foi também uma oportunidade para aumentar o vínculo entre as futuras mamães e as equipes de saúde da família, incentivando um momento de troca de experiências e de promoção do bem-estar das mulheres.

Denominado Mamãe Coruja, o projeto foi retomado após o recuo da pandemia, promovendo reuniões mensais, de acordo com cada idade gestacional. Este encontro foi dedicado às mulheres que estão no terceiro trimestre da gestação. Haverá ainda eventos com as gestantes no segundo trimestre e outra com aquelas que estão no primeiro trimestre, na etapa inicial da gravidez.

“É um momento de fazer vínculo, pois a gente sabe que com as redes sociais todo mundo está muito distante, então, quisemos colocá-las em uma sala para conversar, compartilhar seus anseios, angústias, felicidades em relação à gestação e também para trazer mais perto da unidade, como somos da família e comunidade precisamos ter esse contato mais próximo com elas, para entender todo esse processo de doença, de cura e de bem-estar e saúde”, afirma a médica residente Giovanna Yui, do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade de Praia Grande.

As palestras abordaram diversas temáticas e foram conduzidas por profissionais de várias áreas, como dentistas, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. Entre os temas, foram abordados: importância da amamentação e saúde bucal do recém-nascido; cuidados e higienização do bebê; imunização e cuidados depois da vacina; posições do parto e técnicas de respiração; e plano de parto, visando tornar o momento mais humanizado.

“Tentamos trazer um pouco das especialidades para falar para às gestantes sobre os cuidados e os modos de agir com o recém-nascido, orientando e esclarecendo dúvidas. Também falamos de um plano de parto individual, informando que elas podem escolher algumas coisas que vão ocorrer no parto”, explica a médica residente Mariana Custódio.

Além das palestras, foi oferecido um café da manhã, além de sorteio de brindes para as participantes. A gestante Samantha Margrethe Duarte Wiberg, 34 anos, está grávida de oito meses de uma menina e gostou da iniciativa. “É muito bom, a gente acaba sendo acolhida e orientada, pode tirar as dúvidas e interagir com as outras grávidas. Já é meu segundo bebê que faço acompanhamento aqui na unidade e sempre fui muito bem acolhida”, conta.

Pré-natal – Em Praia Grande, a mãe e o bebê recebem acompanhamento na Unidade de Saúde da Família (Usafa) desde a confirmação da gravidez até o nascimento, no parto e também nos primeiros anos de vida da criança. O Município possui uma robusta estrutura de saúde voltada para a saúde preventiva, com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças. São 30 Usafas e cerca de 110 equipes do Programa de Saúde da Família, cobrindo 100% da população.

As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros e médicos especialistas em saúde da família, que passam frequentemente por capacitação, proporcionando um acompanhamento mais adequado. As Usafas recebem também o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB), composto por profissionais de diversas áreas, como ginecologista e pediatra, que dão suporte às unidades em casos que necessitam de maiores cuidados. Fortalecem ainda os atendimentos os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.

O Município conta também com o Ceas Mulher (Centro de Apoio à Saúde da Mulher), no Bairro Caiçara, que faz parte da Rede de Especialidades Médicas. Os ginecologistas do equipamento fazem todo o acompanhamento dos pré-natais de risco em parceria com as Usafas. Os casos de maior complexidade são encaminhados para atendimento referenciado no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, ou no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande.

Maternidade – O Complexo Hospitalar Irmã Dulce é outro elemento fundamental para um bom nascimento e acompanhamento logo após o parto. A Maternidade recebeu reforço na equipe e conta com 26 leitos, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para atendimentos mais complexos e que, por isso, recebem pacientes de municípios próximos.

Recentemente, a Prefeitura começou a implantação de um sistema de monitoramento neurológico de bebês prematuros, promovendo um melhor atendimento de bebês recém-nascidos e evitando lesões cerebrais. O moderno aparelho monitora 24 horas os bebês com risco, com acompanhamento em tempo real de uma central de vigilância e inteligência, em São Paulo, que informa a equipe da Maternidade caso haja qualquer alteração no quadro neurológico da criança. Esse trabalho vai dar maior amplitude na avaliação e diagnóstico precoce dos pacientes internados na UTI Neonatal.

A Maternidade realiza também uma triagem neonatal onde são feitos exames fundamentais para garantir a saúde do recém-nascido, como teste do pezinho, do coraçãozinho, da orelhinha, do olhinho, além da primeira vacinação. Na unidade também é incentivado o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a mãe.

Além disso, a mãe e a criança que recebem alta do hospital vão para casa com a consulta pré-agendada na Usafa para prosseguir o acompanhamento com a equipe da unidade, garantindo a continuidade do acesso à saúde dessa família.

Incentivo à Amamentação – A Sesap criou ainda outros serviços para proporcionar maior saúde à gestante e ao bebê e incentivar o aleitamento materno, responsável por prevenir inúmeras doenças e oferecer benefícios para a lactante após o parto. O Disque Amamentação, por exemplo, está disponível para as mulheres tirarem dúvidas com profissionais capacitados no assunto. O atendimento ocorre pelo Acolhe PG no telefone 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

O Acolhe PG desenvolve ainda o projeto Abordagem Precoce, em que técnicos contatam as mães logo após a alta hospitalar para tirar dúvidas sobre a amamentação. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

Outro serviço de destaque é o Posto de Coleta de Leite Humano, que recolhe doações de leite materno para bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A doação pode ser feita na sede física do posto, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, ou retirada em casa por uma equipe da Sesap. Quem quiser doar só precisa entrar em contato pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.