Concurso Cultural - Semana Nacional de Trânsito de PG 2021
 
4º Concurso Cultural de Vídeos da Secretaria de Trânsito de Praia Grande


Objeto: O Concurso Cultural de Trânsito de Praia Grande foi criado em 2017 com o objetivo de estimular nos adultos, a reflexão acerca da influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a formação da conduta das crianças, evitando que se coloquem em situações de risco. Neste ano, pretendemos conscientizar a população de que as infrações de trânsito precedem os acidentes e que muito mais que criar leis cada vez mais severas e estabelecer punições, respeitar as normas de trânsito representa salvar vidas. O trânsito representa uma das principais causas de morte no mundo, sendo a principal entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Mudar esse cenário depende da união de esforços entre governo e sociedade. Mais uma vez, contamos com você!

Tema: Se essa rua fosse minha... Ideias para salvar vidas.

Quem pode participar?

Alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino situadas no Município de Praia Grande

Como deve ser feito?

A partir do tema descrito, o aluno deverá gravar um pequeno vídeo que demonstre suas ideias para evitar os acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. A reflexão é: o que você, jovem pedestre, faria para convencer os adultos a abandonar as condutas de risco no trânsito?


Formato do vídeo

Arquivos em MP4, com resolução mínima de 480p e som estéreo.

Duração do vídeo

Até 90 segundos, excluídos os créditos iniciais e finais.

Quantidade de vídeos

Cada aluno poderá participar com apenas um vídeo que deverá estar devidamente identificado com seu nome, ciclo de estudo, turma, nome da escola a que pertence e email para contato. Serão aceitos, ainda, vídeos de grupo de alunos, alunos e professores ou demais membros da equipe escolar, e ainda, alunos e seus familiares, cujos nomes deverão compor os créditos.

Prazo

O cronograma estabelecido neste Regulamento deve ser rigorosamente obedecido.

Produção do vídeo

Meses de junho e julho de 2021.

Entrega do vídeo

Até 6 de agosto de 2021, através do e-mail setraneducacao @praiagrande.sp.gov.br ou gravado em mídia a ser entregue em sua escola.

Seleção

Entre 9 e 31 de agosto de 2021, por intermédio da Comissão que será formada por representantes do Gabinete da Prefeita e das Secretarias de Educação e de Trânsito do Município.

Critérios para a seleção

Ineditismo, criatividade, adequação da linguagem, pertinência ao tema especificado e relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito.

Classificação

Serão selecionados cinco vídeos que concorrerão ao primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugares.

Premiação

A abertura dos envelopes para divulgação dos vencedores ocorrerá em ambiente virtual e será realizada no dia 20 de setembro de 2021, por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, em horário a ser definido posteriormente e será transmitida pela Prefeitura de Praia Grande. Todos os participantes receberão certificados e os alunos participantes dos vídeos vencedores receberão kits escolares e terão seus vídeos amplamente divulgados pela Prefeitura.

Cessão de direitos de difusão dos vídeos

os participantes cedem a título gratuito os direitos do vídeo para uso institucional, independentemente de qualquer autorização, bem como autorizam desde já o uso de seus nomes e de sua imagem para a divulgação dos resultados sem ônus, de qualquer espécie.

Autorizam, ainda, a inclusão do nome da Secretaria de Educação e da Secretaria de Trânsito da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, bem como suas logomarcas, nos créditos finais e/ou qualquer material confeccionado com os vídeos, de acordo com os termos deste Regulamento.

Disposições gerais

as obras devem ser dirigidas ao público em geral, com classificação etária livre, sem qualquer conotação político/partidária. Na produção do vídeo é expressamente vedada a participação de pessoas que não sejam alunos e familiares, gestores, professores ou funcionários da unidade escolar a que o aluno pertence, seja no processo de execução ou na atuação como personagem.

Não serão aceitos vídeos feitos exclusivamente por animação. Os vídeos deverão obedecer rigorosamente ao tempo de duração estabelecido. As produções que não cumprirem todas as regras previstas neste Regulamento serão desclassificadas. Os vídeos entregues não serão devolvidos. Os casos omissos serão decididos pela Comissão.

Outras Informações

Outras informações sobre a ação podem ser obtidas por meio do telefone 3496-5076, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
 
 
 

© MEBPG Desenvolvido por SEPLAN - Secretaria de Planejamento - 2024.