Pedagogia Comunitária
 
Praia Grande foi a 1ª Cidade do país a implantar nas escolas o trabalho das pedagogas comunitárias. Esta profissional atua diretamente com a comunidade, promovendo ações e estratégias que visam tornar os pais mais próximos da vida escolar dos filhos, com o objetivo de melhorar o rendimento escolar da criança ou adolescente.

Dentro deste contexto, destacam-se as visitas domiciliares, onde as pedagogas conversam com os pais, orientando e conscientizando-os da importância de acompanharem a vida escolar do filho. Elas também realizam Oficinas de Alfabetização, onde orientam a família sobre como ajudar os filhos em fase de aprender a ler e escrever.

Outras ações realizadas são: encontro de leitura nas praças públicas com a participação de pais e filhos; eventos com prestação de serviços à comunidade; cursos, oficinas e palestras; articulação de parcerias com outras secretarias e serviços (ONGs, Associações de Bairros, Igrejas, Conselhos) e muitas outras iniciativas.

A ideia é levar os moradores a fazerem da escola um ponto de apoio e referência para que, assim, passem a se envolver na educação dos filhos.
 
 
 

© MEBPG Desenvolvido por SEPLAN - Secretaria de Planejamento - 2024.