Educação do Futuro – tecnologia na sala de aula
 
As unidades municipais contam com programas e equipamentos de última geração, preparando as crianças para o futuro tecnológico que terão pela frente. As iniciativas educativas ligadas ao mundo digital e tecnológico fazem parte do programa Educação do Futuro.
Um dos principais destaques é o SmartPG (Sistema Móvel de Acesso à Recursos Tecnológicos) que promete revolucionar as aulas dos alunos nas 28 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. A transição de laboratórios de informática para a utilização de tablets na sala de aula será uma das principais ações dentro do programa Smart PG. Cada escola de Ensino Fundamental receberá 80 equipamentos para auxílio na busca de conteúdo via internet, totalizando 2.240 aparelhos. Além disso, 1.500 professores da rede pública também receberão um tablet cada, para que facilite o preparo do conteúdo pedagógico.
Outro avanço tecnológico diz respeito à implantação das lousas digitais, nas unidades de ensino. O novo equipamento permitirá aos professores dinamizarem as aulas e prenderem a atenção dos alunos, com o auxílio de vídeos, áudios e textos encontrados em poucos segundos na rede mundial de computadores.
O desenvolvimento de aplicativos, embasados no conteúdo do material de apoio desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), também trará mais dinamismo às aulas. Disponíveis para serem utilizados por professores e alunos, em tablets e lousas digitais, os aplicativos serão uma nova ferramenta que aprimorará o sistema de ensino em Praia Grande.
As escolas de Educação Infantil continuam contando com as mesas educacionais informatizadas, específicas para crianças de 4 a 6 anos, que auxiliam na alfabetização e na assimilação de outros conteúdos específicos para essa faixa etária. O controle de frequência dos alunos por meio biométrico (presente em nove escolas) também fazem parte do programa Educação do Futuro.
 
 
 

© MEBPG Desenvolvido por SEPLAN - Secretaria de Planejamento - 2024.