Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: AMAURI PINILHA
 
Estudantes podem se inscrever em concurso de poesias limeriques
Educadores de Praia Grande fizeram capacitação para orientar alunos
19/4/2012 | Priscila Sellis , MTB: 31.003
  Compartilhar no Whatsapp
Estudantes de toda a Baixada Santista, de escolas públicas e privadas, já podem inscrever seus poemas limeriques no "Concurso Literário Tatiana Belinky". O Prêmio Literário, inédito na região, vai premiar 100 estudantes e pretende incentivar o gosto pela leitura e pela produção poética. Em Praia Grande, cerca de 140 professores participaram de capacitação, no mês passado, para aprender mais sobre o limerique a fim de ensinar e orientar seus alunos sobre essa modalidade de poema, que constitui-se basicamente de cinco versos rimando entre si e que falam de coisas malucas, fazendo a criançada se divertir.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (Seduc), Rosana Banzato, comenta que trabalhar em sala de aula com esse estilo de poesia “estimula a criatividade da criança”. Ela resssalta também que, “ao participar de um concurso, o aluno se sente importante, tendo sua autoestima elevada”.

O concurso é destinado a crianças com idades entre 6 e 11 anos (Ensino Fundamental I e II). Os poemas devem ser cadastrados no site www.portalpanapana.com.br/premio até 2 de junho. O resultado sai em agosto. Os autores mirins dos cinco limeriques mais interessantes recebem computador, notebook, netbook, troféus e kit de livros. Além disso, as escolas e os professores desses alunos também ganham prêmios. Os pequenos escritores dos 100 melhores limeriques levam um exemplar da publicação Mareliques da Praia-Louca e um broche do projeto Eu amo Limeriques!.

A iniciativa tem por objetivo divulgar a poesia limerique entre a criançada. A ideia partiu de Viviane Távora, de Cubatão, apaixonada por esse tipo de poema. Segundo ela, a homenagem à escritora Tatiana Belinky é mais do que justa, pois foi ela quem introduziu os limeriques no Brasil e aportuguesou o nome inglês “limerick”. Aos 93 anos de idade, Tatiana é considerada um dos nomes mais importantes da literatura infanto juvenil contemporânea. Escreveu mais de 150 livros e produz até hoje.

Para que escolas de toda região aprendessem mais sobre o limerique e participassem do concurso, Viviane ministrou oficinas sobre a técnica de aplicação do limerique em sala de aula a educadores de Cubatão, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Guarujá e Santos. O Prêmio Tatiana Belinky é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoio do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura) e da Universidade Santa Cecília (UniSanta).




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias