Palestra dá dicas de como realizar atendimento de qualidade ao público

Servidores municipais participaram de evento nesta terça-feira (17)

Por Pedro Sbravatti | 17/7/2012

A palestra “Atender bem, faz bem” ofereceu dicas aos servidores municipais de como realizar atendimento com ainda mais qualidade ao público. O evento, realizado nesta terça-feira (17), no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim), da Secretaria de Educação (Seduc), faz parte do curso “Qualidade para Atendimento ao Cidadão”, que está sendo oferecido pela Prefeitura de Praia Grande aos profissionais que atendem ao público externo e interno.

Durante aproximadamente duas horas, o palestrante, administrador de empresas com várias especializações na área de gestão de pessoas, Fernando Rosa, destacou a necessidade de se manter motivado tanto no lado pessoal como no profissional. Para ele, essa é uma das principais dicas para um serviço prestado à população com o máximo de qualidade.

“É importante perceber o quanto você se sente bem quando consegue oferecer o melhor de si ao próximo. Temos como meta fazer com que os funcionários saiam daqui ainda mais envolvidos com seu trabalho e buscando sempre um crescimento pessoal e profissional”, disse Rosa.

Para o palestrante, algumas atitudes simples, como um sorriso, olhar ou ainda apenas escutar com atenção o que o próximo tem a dizer sem fazer qualquer tipo julgamento antecipado, são diferenciais facilmente detectados pelo cliente. Rosa ressaltou ainda que não existe uma receita pronta para um bom atendimento.

“Todas as palestras do curso trabalham os lados pessoal e profissional. A prestação de serviço não é um processo fechado. A cada hora, a cada momento, se tem contato com usuário diferente. Cada atendimento possui características únicas. As vezes, a atenção dispensada faz toda diferença”, analisou.

A agente administrativa da Seduc, que trabalha na Escola Municipal Juliana Arias, Eliane Alves, afirmou que empregará os conceitos adquiridos. Funcionária pública há 11 anos, atuando sempre com atendimento ao público, disse que já vivenciou situações citadas pelo palestrante. “Em muitos momentos os pais de alunos chegavam à unidade exaltados e com comportamento agressivo. Nessa hora, a educação e bom humor são fundamentais. Já acalmei muitas pessoas na base do sorriso”, brincou.

Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande imagens da palestra do curso “Qualidade para Atendimento ao Cidadão”, do fotógrafo Edimilson Lelo: