Brasão de Praia Grande  

domingo
2 de outubro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Edmilson Lelo
 
Palestra debate importância do relacionamento no trabalho
Até segunda-feira (23), servidores participam de treinamentos objetivando melhoria no atendimento
19/7/2012 | Lorena Flosi , MTB: 40.295
  Compartilhar no Whatsapp
A importância da qualidade no relacionamento foi o foco do quarto dia do ciclo de palestras ministrado pelo master couch Fernando Rosa aos servidores públicos municipais, na manhã desta quinta-feira (19). A ação tem cunho motivacional e é oferecida gratuitamente aos servidores, visando melhoria no atendimento ao público em diversos setores da Administração Municipal. O trabalho, que teve início dia 16 de julho e segue até a próxima segunda-feira (23), acontece diariamente, em três horários: 9 horas, 13 horas e 15h30.

“Mais que o dinheiro, elogios e gestos pessoais podem ser grande fonte motivacional. Coisas que não custam quase nada ironicamente são as mais eficazes”, citou o couch, exemplificando pequenos gestos que podem mudar nosso dia a dia com amigos, familiares e colegas de trabalho. Fernando lembrou, ainda, que cerca de dois terços das demissões atualmente são causadas por dificuldades de relacionamento no ambiente profissional. “É uma troca: pessoas influenciam e são influenciadas de volta todos os dias. Para explicar melhor esse conceito, costumo usar o exemplo do bumerangue, aquele brinquedo que sempre volta em sua direção quando você o lança. As palavras e atitudes funcionam da mesma forma: quem ouve é ouvido, quem é dedicado inspira os outros ao seu redor a se dedicarem também, quem busca compreender recebe o mesmo tratamento”.

Outro ponto abordado foi a necessidade do feedback, ou seja, de opiniões sobre o próprio desempenho, na busca de parâmetros para sua autoavaliação. Segundo Fernando, críticas podem sim servir à motivação de funcionários, desde que sejam feitas de modo construtivo, estimulando a excelência no desempenho de cada funcionário. “Um termo que usamos muito na área de recursos humanos é o “feedback-burger”, brincou o coach. “Sempre que tivermos uma crítica a fazer, vale também ressaltar os pontos positivos do profissional, e começar a conversa sempre com um elogio.
Quando a conversa já se inicia em tom de crítica, o outro se fecha para quaisquer observações. Então, após o elogio, podemos fazer a crítica, encerrando a conversa com outro elogio. É um sanduíche de observações que sempre rende bons resultados”.

Mais interatividade – Para Ronaldo Ferreira de Alcântara, chefe do departamento de Gestão de Pessoal, da Secretaria de Administração (SEAD), setor responsável pela vinda das palestras, o ciclo tem servido não apenas para o foco inicial, que é a melhoria no atendimento ao público, mas também como estímulo para uma melhor relação entre os próprios funcionários. “Quando o contribuinte diz que foi mal atendido na Prefeitura, ele não fala mal do funcionário que o atendeu, ele fala mal da prefeitura. A partir daí, o servidor passa a entender que ele é a Prefeitura, é parte de um todo, de uma equipe que precisa funcionar bem para que toda a máquina da administração funcione. Eles estão sentindo isso, e algumas mudanças de postura já são visíveis. Muitos funcionários já alteraram alguns gestos e incorporaram outros, como sorrir mais, elogiar o trabalho de um colega. Isso, claro, se reflete no relacionamento entre todos, e torna o ambiente muito mais agradável”.

As palestras gratuitas têm como público alvo os servidores municipais de Praia Grande que trabalham diretamente com o público, e possuem os seguintes temas: “Novo perfil do profissional do século XXI, “Excelência no atendimento”, “Técnicas para melhorar a comunicação”, “Relacionamento e feedback”, “Inteligência emocional/organização do tempo” e “Acredite em seus sonhos, realize suas metas”. Cerca de 700 servidores devem participar do ciclo.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da Palestra de relacionamento e feedback clicadas pelo fotógrafo Edmilson Lelo:
http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias