Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Edmilson Lelo
 
PG é destaque em revista eletrônica da PUC
Artigo, de autoria de Cleber Nogueira, da Sesap, está no endereço: www.revistas.pucsp.br
7/2/2013 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768
  Compartilhar no Whatsapp
O desenvolvimento de Praia Grande e os desafios relacionados à sustentabilidade e consumo consciente, que a Cidade e a Região Metropolitana da Baixada Santista enfrentarão no futuro, foram destacados em artigo que faz parte da edição número 27 da revista científica eletrônica Pensamento e Realidade. A publicação é organizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e está disponível no endereço eletrônico www.revistas.pucsp.br.

O artigo foi escrito pelo secretário executivo de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), Cleber Suckow Nogueira, em parceira com o professor doutor José Alberto Carvalho. O texto final contou ainda com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O material ressalta a necessidade de cada vez mais serem realizadas ações metropolitanas. As decisões devem favorecer toda a região. O crescimento populacional de Praia Grande mereceu espaço importante”, comentou Suckow.

De acordo com dados do IBGE, Praia Grande é a cidade da Baixada Santista com o maior índice de estimativa populacional. A Cidade conta com 272.390 habitantes. Em 2011, esse número era de 267.306 habitantes, um aumento de 1,9 %. Para se ter uma ideia, Santos, que atualmente é o município mais populoso da região, teve aumento de 0,02%, com 419.509 habitantes, em 2011, e 419.614, em 2012.

“A temática trabalhada deve oferecer uma contribuição para comunidade local. A população precisa fazer sua parte e evitar o desperdício em todas as áreas. A questão da sustentabilidade não pode ficar restrita apenas ao meio ambiente. É necessário fazer trabalho voltado à conscientização das pessoas”, disse o secretário executivo.

Infovia - Durante o texto, Praia Grande também apareceu como referência na área de tecnologia. A implantação de uma complexa rede de fibras óticas em 2002 revolucionou a oferta de serviços voltados aos munícipes e turistas. Denominado Infovia, o sistema é a espinha dorsal do Projeto Cidade Integrada. O pioneirismo do Município se tornou exemplo no País e vem servindo de modelo para outras administrações públicas e empresas.

“Praia Grande oferece serviços que são apontados como referências em áreas como educação e saúde. Isso tem atraído pessoas que buscam qualidade de vida”, analisou o secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago.

O foco dos trabalhos, inicialmente da Infovia, estava voltado para a segurança pública. A implantação da Central de Videomonitoramento, para onde são transmitidas as imagens das 1.530 câmeras espalhadas pela Cidade, elevou Praia Grande ao status de Cidade mais monitorada do País. Funcionando 24 horas, o serviço resultou na diminuição de 95% dos casos de vandalismo contra prédios públicos municipais.

O sistema proporcionou a criação e modernização de outros serviços. Destaques para a comunicação de dados, transmissão de imagens, voz e Internet. Atualmente, o sistema atende todas as unidades municipais, como educacionais, de saúde e assistência social, e interliga as secretarias, mesmo as mais distantes do Paço, como a de Serviços Urbanos (Sesurb), no Bairro Boqueirão. Órgãos públicos, como as delegacias, Fórum, Procon, Cartório Eleitoral e Conselho Tutelar também utilizam o sistema.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias