PG integrará mapa de riscos naturais do IPT

Dados poderão ser usados pelo Município na gestão do uso do solo

Por Ludmila Pilipavicius | 22/1/2014

Foto Indisponivel

Com o objetivo de mapear as áreas suscetíveis a inundações, deslizamentos ou outros movimentos de massa, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) estarão em Praia Grande quinta e sexta-feira (23 e 24) coletando dados junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O levantamento ficará à disposição do Município, que poderá usá-lo no planejamento do uso e ocupação do solo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Haydn Credídio, equipes de outros setores e secretarias municipais foram convidadas a acompanhar o trabalho. “Para o município será muito vantajoso, pois teremos informações precisas e úteis que funcionarão como ferramenta para áreas como Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação”.

O trabalho será desenvolvido em 75 municípios brasileiros localizados nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. No estado de São Paulo, foram selecionados 40 municípios, entre eles Praia Grande.

Coordenador do projeto pelo IPT, o geólogo Omar Yazbek Bitar explicou que as cartas municipais são voltadas principalmente para as áreas ainda não ocupadas das cidades escolhidas. “A intenção é justamente evitar que desastres aconteçam após o crescimento natural desses lugares”.

Essa é a primeira vez que um estudo desse porte, com objetivo de desenvolver uma metodologia única para todos os municípios, é realizado pelo IPT, observou o geólogo. “O Governo Federal tem necessidade de realizar comparações entre os municípios, embora cada um tenha suas peculiaridades. Além disso, esse trabalho será fundamental para que as cidades planejem o uso e ocupação do solo”.

Para subsidiar a elaboração dos mapas, o IPT pede a participação do município por meio da disponibilização de dados relativos ao registro das ocorrências de movimentos de massa (deslizamento, erosão) e eventos hidrológicos (inundação, enchente, enxurrada).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.