Defesa Civil e IPT iniciam coleta de dados

Objetivo é mapear áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações

Por Ludmila Pilipavicius | 23/1/2014

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) passaram a quinta-feira (23) coletando dados junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e aos técnicos de outras secretarias municipais com o objetivo de mapear as áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações da Cidade. Os trabalhos terão continuidade na sexta-feira (24).

Após analisar o pré-mapa apresentado pelo IPT, um dos pontos visitados pelo grupo foi o Morro Xixová, próximo à Avenida Ecológica e Rua Góes Monteiro.
De acordo com a engenheira civil e pesquisadora do IPT, Sofia Julia Campos, os dados serão validados em um novo mapa, que ficará à disposição do Município. “A ideia é mapear locais que não estejam ainda ocupados justamente para avaliar essa suscetibilidade. O trabalho ajuda muito no desenvolvimento dos planos diretores das cidades”. Um engenheiro ambiental e um técnico de geologia também compõem a equipe do IPT.

O coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Haydn Credídio, convocou equipes das secretarias de Planejamento. Habitação e Urbanismo para acompanharem os trabalhos. “Cada uma dessas secretarias tem informações importantes para passar aos técnicos do IPT. Por outro lado, o resultado do trabalho também será de extrema importância para esses setores”.

Esse trabalho será desenvolvido em 75 municípios brasileiros localizados nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. No estado de São Paulo, foram selecionados 40 municípios, entre eles Praia Grande.
Para subsidiar a elaboração dos mapas, o IPT pede a participação dos municípios por meio da disponibilização de dados relativos ao registro das ocorrências de movimentos de massa (deslizamento, erosão) e eventos hidrológicos (inundação, enchente, enxurrada).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.