A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande realizou na manhã desta segunda-feira (24) a primeira reunião técnica para definir atribuições e estratégias em casos de desastres naturais ou outras emergências no Município. O objetivo é estruturar de forma permanente o serviço por meio da integração entre todas as secretarias municipais.
Nesta primeira reunião, participaram dois representantes de nove secretarias ou subsecretarias que estão ligadas mais diretamente ao assunto (Serviços Urbanos, Educação, Esportes, Segurança, Trânsito, Saúde, Promoção Social, Ação e Cidadania e a própria Defesa Civil).
A intenção, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luiz Eduardo Haydn Credídio, é realizar pelo menos mais duas reuniões: uma com as secretarias restantes e outra com órgãos externos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CPFL e Sabesp, por exemplo.
Ele explicou que, de 2012 pra cá, o Governo Federal instituiu uma nova diretriz de trabalho alicerçada na prevenção. “Recebemos os boletins meteorológicos e já estamos providenciando os pluviômetros. Mas é certo que as cidades que tiverem um trabalho preventivo bem definido terão menos prejuízos tanto no sentido material quanto humano”.
Entre as providências tomadas está a realização de um levantamento contendo as atribuições das secretarias e o que cada uma dispõe de equipamentos, suprimentos e material. “A de Serviços Urbanos, por exemplo, já nos encaminhou uma relação com o maquinário e pessoal disponíveis, assim como os contatos das empresas concessionárias. Cada secretaria tem uma peculiaridade e uma forma específica de contribuir, mas todas devem estar integradas”.
Em janeiro, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) esteve na Cidade mapeando as áreas suscetíveis a acidentes naturais. As visitas, segundo Credídio, também serão de extrema importância no desenvolvimento do plano de ação municipal.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.