Representantes de sete Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) participaram na manhã desta sexta-feira (23) de uma reunião para avaliar os trabalhos realizados nos últimos meses. A Coordenadoria de Praia Grande aproveitou a oportunidade para apresentar a atualização do Plano Municipal de Defesa Civil, que está sendo revisado e recebendo novas diretrizes.
Estiveram presentes representantes dos Comdecs de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente e Mongaguá, além de Praia Grande. Esta foi a primeira reunião do ano.
O coordenador municipal, Luiz Eduardo Credídio, apresentou a atualização do Plano Municipal de Defesa Civil, que está passando por uma revisão para a inclusão de novas diretrizes.
Para a coordenadora regional de Defesa Civil (Redec), Regina Elsa Araújo, o contato entre as Comdecs da região é de extrema importância, apesar de cada município ter suas peculiaridades. “Praia Grande, por exemplo, não integra atualmente o Plano Preventivo específico de escorregamentos. A integração e troca de informações são fundamentais”.
Esta semana, técnicos do CPRM – Serviço Geológico Brasileiro - passaram três dias na Cidade fazendo um levantamento sobre eventuais áreas de risco do Município, em áreas urbanizadas. O trabalho foi destacado pelo tenente Marcelo Kamada, representante da Defesa Civil do Estado de São Paulo. “O resultado desse trabalho pode servir de base para que Praia Grande integre o Plano Preventivo para escorregamentos. O fato de um município não atuar em determinada área não é negativo, pois pode atuar com mais empenho em questões que a atinjam mais diretamente”.
Outros dois pontos apontados como de forte atuação pela Defesa Civil de Praia Grande foram as ocorrências relacionadas a colapsos em edificações e a prevenção de acidentes químicos.
Desde o início do ano, a Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande está passando por uma série de reformulações.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.