Plano Diretor tem consulta pública no Bairro Anhanguera

Discussão serve para organizar o desenvolvimento do Município

Por Luciano Agemiro | 30/7/2014

Com o objetivo de planejar ações da Administração Municipal para os próximos 10 anos por meio de sugestões da população, a Prefeitura de Praia Grande realiza desde maio do ano passado, as oficinas de discussão do Plano Diretor. Pela primeira vez, a Cidade conta com sistema de consulta pública diretamente nos bairros. A próxima oficina acontece na segunda-feira (4) e atenderá aos moradores dos Bairros Anhanguera e Santa Marina.

O Plano Diretor serve para organizar o crescimento e funcionamento de um município. Nas oficinas, os técnicos de cada tema apresentam o funcionamento dos serviços. Após a explicação, a população é convidada para dar ideias para o funcionamento dos serviços nos próximos anos.

Segundo o prefeito, Alberto Mourão, por vezes, as pessoas criticam o que já foi feito pela Cidade, no entanto, não se importam em participar do processo de elaboração. “Quem não participa até tem o direito de reclamar, mas, será que essa ausência na discussão do Plano Diretor não surtirá efeito daqui a três ou quatro anos?”, questiona Mourão.

O encontro acontece na Escola Municipal Paulo Shigueo Yamauti, no Bairro Anhanguera e começa às 18 horas. Qualquer pessoa pode participar. Basta levar uma documento de identificação com foto.

No total, são 12 temas discutidos de forma individual, que geram um plano setorial específico. Veja os assuntos propostos para a discussão:
1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

A E.M. Paulo Shigueo Yamauti está localizada na Rua Oscar de Menezes Barbosa, nº 151, no Bairro Anhanguera, próximo à Usafa Vila Alice. Após a fase de realização das oficinas serão elaborados estudos técnicos de cada assunto e, no final, os temas serão abordados em audiências públicas.

Confira o cronograma das próximas oficinas:
Data - Local - Bairro atendido
04/08 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina;
18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim;
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

Online – Também é possível enviar propostas e conhecer as que já foram apresentadas nas oficinas anteriores. No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor. As sugestões enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na plataforma, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.