Brasão de Praia Grande  

sábado
28 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Defesa Civil de PG integra equipe em simulado de acidente químico
Diversos setores da Prefeitura se reuniram para discutir prevenção
27/8/2014 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Um caminhão cheio de tonéis de produtos químicos perde o controle em uma rodovia, atinge dois ciclistas e vai parar na lateral da via. Os materiais são espalhados no solo e as vítimas ficam no chão. A partir daí, começa uma corrida contra o tempo cujo objetivo é impedir que os produtos provoquem algum tipo de contaminação e o socorro às vítimas seja imediato. A situação de emergência foi um teste para avaliar o preparo de diversas equipes da região. O exercício acontece na quarta-feira (27), na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande.

Toda a situação foi cuidadosamente planejada para que o ambiente real da situação fosse reproduzido. Viaturas dos Bombeiros, ambulâncias do Samu, equipes da Ecovias, especialistas em produtos químicos e técnicos da Defesa Civil de Praia Grande estavam entre os integrantes do grupo que participou da simulação.

Apesar de não ter registro de acidente grave com produtos químicos nos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande decidiu se preparar. Mais de 120 pessoas estiveram envolvidas no exercício, incluindo representantes de outros setores da Administração, como Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Saúde.

Para evitar problemas com o trânsito, a via foi sinalizada e os motorista foram orientados por meio de faixas e painéis eletrônicos.

Exercícios como estes servem para mostrar que, em situações com produtos químicos, além das vítimas do acidente, os profissionais que forem prestar socorro também podem se transformar em vítima, caso não saibam o procedimento correto para o atendimento.

Uma empresa especializada acompanhou todo o procedimento e será feito um relatório das possíveis falhas que possam ter ocorrido durante a ação.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Praia Grande, Luis Eduardo Credidio, é importante a participação dos setores da Prefeitura para que possam testar a eficiência dos atendimentos. “Tanto no acionamento, quanto ao tempo de resposta e os procedimentos a serem adotados em situação de emergência como esta”, destacou.

Além dos técnicos da Defesa Civil do Município, agentes de trânsito e representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Serviços Urbanos também foram convidados a participar da simulação.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias