Oficinas do Plano Diretor entram na reta final

Penúltimo Bairro a receber discussão será o Samambaia

Por Luciano Agemiro | 9/10/2014

As consultas populares de discussão do Plano Diretor (2016-2025) seguem para a fase final. As duas últimas já têm data e local para acontecerem. Na próxima segunda-feira (13), às 18h, os moradores do Bairro Samambaia poderão opinar sobre o crescimento e o desenvolvimento da Cidade. Diversos setores da Prefeitura estarão reunidos na Escola Municipal Wilson Guedes, para anotar as propostas elaboradas pela população. Esta será a 20ª oficina do Plano Diretor Municipal. No início de novembro, será a vez dos moradores do Melvi.

O modelo de consulta popular do Plano Diretor difere das revisões anteriores, realizadas apenas por meio de audiências públicas. O prefeito Alberto Mourão sugeriu que a discussão fosse realizada em 21 datas, no período noturno, de maneira a atender todos os bairros, para que as pessoas pudessem participar das decisões que interferissem na vida de cada um.

Por isso, desde maio do ano passado, os moradores podem participar das discussões que são realizadas em escolas municipais. No total, são 12 temas incluindo Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico, discutidos de forma individual, cada um em uma sala da unidade. As propostas serão transformadas em planos setoriais específicos. Os assuntos propostos são:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Lopes, o balanço, até o momento, é positivo, pois houve uma boa participação da comunidade e o formato colaborou para isto. “Reunimos os técnicos qualificados sobre os assuntos frente a frente com os moradores. A população pôde conhecer melhor como funcionam os serviços e os técnicos conheceram mais de perto os problemas que mais afetam a vida dos munícipes”.

Logo após a fase de realização das oficinas serão elaborados estudos técnicos de cada assunto e, no final, os temas serão abordados em audiências públicas.

A E.M. Wilson Guedes fica na Rua Manoel Rodrigues Procópio do Vale, nº 195, no Bairro Samambaia. Para participar, basta levar o RG original. As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano.

No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

Confira o cronograma atualizado:

Data - Local - Bairro atendido
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.