Com a oficina realizada nesta segunda-feira (3) foram encerradas as oficinas do Plano Diretor (2016-2025) nos Bairros da Cidade. Foram quase dois anos, 21 escolas diferentes, mais de 3,5 mil inscritos e mais de 900 propostas elaboradas pela população do Município. O plano agora será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e, no ano quem vem, novas consultas públicas serão realizadas.
Entre os assuntos que a população mais sugeriu propostas, saúde, segurança e mobilidade urbana. Na oficina ocorrida no Bairro Melvi, 221 pessoas se inscreveram e 59 propostas foram sugeridas.
O modelo de consulta popular do Plano Diretor de Praia Grande difere das revisões anteriores, realizadas por meio apenas de audiências públicas. O prefeito Alberto Mourão sugeriu que a discussão fosse realizada em escolas, no período noturno, de maneira a atender todos os bairros, para que as pessoas pudessem participar das decisões que interferissem na vida de cada um.
As consultas começaram no mês de maio do ano passado. Em cada uma delas, a comunidade pôde sugerir mudanças e melhorias em 12 setores, entre Mobilidade Urbana, Habitação e Saneamento.
De acordo com Mourão, o balanço é positivo, pois a população teve a oportunidade de opinar, no entanto, o trabalho continua. “A partir do ano que vem teremos quatro grandes oficinas com pessoas expressivas de nível nacional falando um pouco sobre cada tema, com visão ampla para que possamos planejar as ações para o futuro”.
Uma das participantes da oficina do Melvi foi a dona de casa Edileusa Antonio dos Santos, moradora do Bairro. Edileusa participou da oficina de Turismo, Esporte e Lazer e opinou sobre as necessidades de espaços para que as crianças possam se divertir perto de casa. “Achei ótima a possibilidade de discutir isso com os moradores e com a Prefeitura pertinho de casa.
A aposentada Emília Ribeiro também foi à oficina, mas participou das discussões de Habitação e Urbanismo, com a proposta de regularização das residências da área, pois alguns moradores não têm a posse definitiva dos seus terrenos. “Achei muito bom que a Prefeitura veio até aqui. Isso já devia ter acontecido antes”.
Quem perdeu as oficinas de discussão do Plano Diretor ainda pode mandar propostas por meio da internet. No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível consultar as propostas que já foram enviadas e enviar novas sugestões.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.