Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
24 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Defesa Civil realiza projeto com estudantes e professores de PG
Participantes aprenderam a importância de preservar o meio ambiente
5/12/2014 | Sílvia Carvalho, MTB: 33.552
  Compartilhar no Whatsapp
A Coordenadoria da Defesa Civil de Praia Grande lançou na quinta-feira (4) o projeto piloto “Defesa Civil Nas Escolas”, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). O evento ocorreu na Escola Municipal Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança. Cerca de 120 pessoas participaram do projeto entre alunos e professores. A palestra foi ministrada pela técnica da Defesa Civil de Praia Grande, Patrícia Fernocchio.

Os participantes aprenderam o sobre as consequências da poluição, o descarte incorreto do lixo doméstico que podem causar enchentes nas cidades, como se proteger das tempestades, a importância de reduzir, reutilizar e reciclar para construir um planeta melhor.

De acordo com a Defesa Civil de Praia Grande para que este trabalho fosse desenvolvido nas escolas, os técnicos da Defesa Civil contaram com o apoio pedagógico da Seduc. Segundo chefe de divisão do ensino fundamental e médio, Rosangela Alves Maniçoba, o projeto é uma oportunidade de ensino e aprendizagem nas medidas de prevenção e na preservação do meio ambiente. “No ano de 2015, nos iremos introduzir os temas transversais no currículo da rede municipal de ensino”.

O coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, acredita que as crianças são os grandes agentes multiplicadores. “São as crianças que vão levar para os seus familiares, como agir preventivamente. Criamos uma maneira lúdica de trazer conhecimentos as crianças sobre como cuidar do meio ambiente e de se prevenir em casos dos raios, agora que está chegando o verão e a incidência é maior”.

Durante a palestra participantes assistiram ao filme da Turma da Mônica “Um plano para Salvar o Planeta”, uma forma contagiante de ensinar os pequenos a como ajudar o planeta. “Nós sabemos que somos responsáveis pelo planeta. Devemos começar os cuidados pela nossa casa, escola e cidade”, explicou a palestrante Patrícia Fernocchio, durante o evento.

Interação – Logo após a exibição do filme, os alunos participaram de uma aula teórica sobre a prevenção e interagiram com a palestrante. A aluna do 5º ano, Sthefany Soares de Almeida, considerou a palestra muita interessante e além de trazer novos conhecimentos a ela também ajudar os outros alunos, principalmente os mais novos a preservar o planeta. A estudante disse que já utiliza algumas técnicas apresentadas na palestra, como a reutilização de embalagens para criar novos brinquedos.

Segundo o estudante Gustavo Santos de Souza, de 11 anos, já utiliza algumas técnicas para colaborar com o meio ambiente, como o descarte correto de material reciclável e economizando água durante o período do banho, além de controlar o período em que ele utiliza o computador. “São medidas pequenas, mas que já ajudam na preservação do Planeta”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias