Centro de Zoonoses auxilia proprietário a recuperar seu cão

Caso emocionou os profissionais que atuam no setor

Por Pedro Sbravatti | 8/1/2015

Os profissionais que atuam no Centro de Controle de Zoonoses de Praia Grande se emocionaram com o final feliz de um caso que ocorreu nesta semana. A agilidade da unidade no atendimento de um chamado foi determinante para que um morador de São Paulo, que não quis se identificar, conseguisse recuperar seu cão de nome Gohan, um pastor alemão de 12 anos que não anda mais.

Na noite de sábado (3), o dono de Gohan teve seu carro roubado por dois indivíduos quando parou em um sinal de trânsito. Devido seu problema físico, o cachorro estava deitado no banco de trás do veículo e os bandidos ignoraram os apelos e não permitiram que ele fosse retirado.

Além do prejuízo financeiro e do susto, o medo de nunca mais ver Gohan tomaram conta de seu dono e também de seus familiares. A Polícia Militar foi acionada. Nas primeiras 24 horas após o roubo, nenhuma nova informação sobre o paradeiro do veículo e de Gohan.

O final dessa história começou a mudar na manhã de segunda-feira (5). Assim que o Centro de Zoonoses iniciou suas atividades, um telefonema avisou que um pastor alemão que não andava tinha sido abandonado no Bairro Mirim. No momento seguinte o proprietário de Gohan entrou em contato com a unidade para saber se alguma ocorrência envolvendo um cão com as características do seu não havia sido registrada.

Imediatamente a Zoonoses deslocou uma equipe para o Mirim. Já no local, os profissionais examinaram o cão e fizeram os primeiros atendimentos e procedimentos executados neste tipo de chamado. O pastor alemão estava bem. De fato era Gohan.

O cão foi levado para unidade. Algumas horas depois ocorreu o emocionante reencontro de Gohan e seu dono, que agradeceu a atuação da Zoonoses. Juntos outra vez, a dupla seguiu o caminho de volta para casa em São Paulo.

A chefe da Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, destacou que a Cidade tem desenvolvido ações para melhorar a qualidade de vida dos animais. “Aqui fazemos todo o possível para que os animais tenham carinho e um tratamento individualizado. Precisamos contar com a ajuda dos que amam esses adoráveis bichos de estimação”.

Posse Responsável - O Município incentiva a Posse Responsável de animais. A medida visa orientar sobre quais são os requisitos básicos para a adoção de um animal (tempo para cuidados, espaço, alimentação, saúde etc) e ainda oferece informações, por exemplo, de como o proprietário deve conduzir seu cão em logradouro público.

Para denunciar um crime de maus tratos contra animais, recomenda-se ir a uma das delegacias da Cidade. O abandono de animal é prática comum no Município e o principal motivo da superlotação do canil municipal.

Uma conduta que tem sido observada pela Zoonoses é o abandono por pessoas em automóveis. Para esse caso, a recomendação é que seja anotada a placa do veículo ou que seja verificado algum elemento que ajude na identificação do responsável pelo ato. O denunciante deve mencionar os dados na ocasião do registro da ocorrência para possível identificação e punição dos criminosos.

Blog - Fotos e informações dos animais para adoção estão disponíveis pelo endereço www.zoonosespg.blogspot.com. Com a divulgação pela internet, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) tem como objetivo reduzir a quantidade de animais no abrigo. Todos eles foram apreendidos, resgatados por maus tratos, abandono ou por terem sido atropelados. Outro destaque do blog fica por conta dos dados relacionados à castração animal e recomendações úteis a quem pretende adotar um bichinho.

Para adoção, basta acessar o site e fazer a escolha. Leva o bichinho quem chega primeiro ao setor, que fica na Rua Antônio Candido da Silva, s/nº, Vila Sônia. No local, é preciso preencher um cadastro e um documento de Posse Responsável, no qual o novo dono se compromete a cuidar adequadamente do animal.

Entre as exigências, é preciso ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. Ao deixar o abrigo, o animal já sai tendo tomado remédio contra vermes, mas precisa ser levado a uma clínica para que receba as vacinas contra eventuais vírus.

Telefone - Para mais informações sobre adoção e outros assuntos, os telefones da Divisão de Controle de Zoonoses de Praia Grande são: 3496-5275 e 3596-1882.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.