Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Praia Acessível: 90 atendimentos em menos de uma semana
Usuários elogiam programa que permite banho de mar de pessoas com deficiência
12/1/2015 | Paola Vieira, MTB: 43.705
  Compartilhar no Whatsapp
Cerca de 90 atendimentos foram realizados pelo Programa Praia Acessível em Praia Grande, em menos de uma semana. Localizado ao lado do Estação Boqueirão, na altura da Avenida Paris, o programa teve início na terça-feira (6) e foi aprovado pelos usuários.

Com oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar, o projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
Turista de São Paulo, Marc Aoki Ito, aprovou o programa. “Tenho distrofia muscular e desde os 13 anos de idade que não ando. Fiquei quase 20 anos sem entrar no mar. A sensação de entrar no mar é muito boa. A primeira vez que entrei com a cadeira anfíbia foi sensacional. Agora quero sempre ir à praia”.

Janete Verão Flores Fulop, de Dourados (MS), disse que já passou muitas dificuldades ao ir à praia, mas que com o projeto a acessibilidade melhorou. “Quando cheguei à cidade fiquei pensando como faria para ir ao mar. Soube do projeto e agora me sinto muito bem na praia. Antes eu vinha na cadeira de rodas, mas o mar estraga o equipamento, e exige um grande esforço físico de mim. Com o programa estou aproveitando até o último minuto esta viagem”.

O secretário de Esporte e Lazer, Hugo Ribeiro explicou que em Praia Grande o projeto é diferenciado, com esteiras especiais (antiderrapantes), colocadas na areia, acompanhamento de profissionais de educação física e enfermagem, tenda, além do cadastro dos usuários. “O programa foi instalado no Boqueirão depois de um estudo de logística que apontou que a acessibilidade seria melhor. Este projeto é uma forma de garantir a acessibilidade, o direito de ir e vir do cidadão, além de aumentar a qualidade de serviços prestados”.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente. É recomendado que o usuário esteja acompanhado, mas caso compareça sozinho, também poderá usufruir da praia e do banho de mar. Para isso, o projeto disponibiliza toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Programa - Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a Prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido a sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias