A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande, em parceira com Concessionária Ecovias, está intensificando as Campanhas “Água na Medida Certa” e “Verão 2015 Cuidado com os Relâmpagos”, que integram a Operação Verão 2015. Durante o Carnaval os funcionários da Ecovias distribuirão os folders das campanhas e em Praia Grande a Defesa Civil continuará a distribuição de panfletos por toda a Cidade.
No começo de janeiro a concessionária já recebeu os panfletos sobre as campanhas praia-grandenses. O objetivo dessa parceria é conscientizar os turistas que vêm até o litoral, tanto para o uso racional da água, quanto para os perigos das tempestades de verão.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Luciano Gomes Souza, as duas campanhas são de cunho educativo e preventivo. “Nós tivemos a ideia da parceria com a Ecovias devido ao grande número de turistas que vêm para nossa Cidade pelo Sistema Anchieta - Imigrantes. Uma forma de conscientizar os turistas e moradores da Região”.
A técnica da Defesa Civil, Patrícia Fernocchio, que idealizou as duas campanhas, acredita que os projetos já vêm dando resultado de forma positiva. “As pessoas já estão nos agradecendo pela realização das duas campanhas. A melhor forma de ensinar a população a mudar de hábito é a conscientização. Estamos tentando sensibilizar e conscientizar sobre o uso racional da água e também da prevenção sobre perigos das tempestades de verão.
Defesa Civil nas Escolas - A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande se reuniu com os Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) da Secretaria de Educação (Seduc), na terça-feira (10), para fomentar o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). O Defesa Civil nas Escolas atenderá crianças desde o ensino infantil até o ensino fundamental. Os professores passarão por um curso de 40 horas e serão multiplicadores de ações preventivas da Defesa Civil.
O próximo passo é incluir o projeto da Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil, programa de iniciativa das Organizações das Nações Unidas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). O evento, que ocorre em outubro desde ano, contará com a participação dos nove municípios da Baixada Santista, que terão questões sobre os temas: ações preventivas em áreas sujeitas a escorregamento, inundações, sobre descargas elétricas (raios) e o uso racional da água.
De acordo com Patrícia, o Defesa Civil nas Escolas vem ao encontro dos anseios da ONU e da CEDEC. “Quando elaboramos este projeto estávamos pensando em conscientizar as crianças para que eles sejam multiplicadores das informações. Agora ficamos sabendo que estamos com a mesma visão da ONU e da CEDEC, isso mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.