Com intuito de criar uma prevenção que vem de berço, a Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande lança na próxima terça-feira (05) o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) que atenderá aproximadamente 18 mil alunos, do Ensino Fundamental da rede municipal. A Escola Municipal Mahatma Gandhi, no Melvi, será a primeira a receber o programa.
O projeto visa contribuir para a formação de uma consciência sobre o planeta. A ideia é desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão, trabalho colaborativo e um pensamento crítico sobre as situações de emergências, promovendo uma cultura de prevenção aos desastres naturais e, consequentemente, otimizar os recursos existentes.
O coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, acredita que conscientizando os alunos do ensino fundamental, os mesmos repassarão para a família e vizinhança os conhecimentos aprendidos. Ele lembra que em fevereiro o projeto foi apresentado para os Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) tendo em vista que estes profissionais serão propagadores destas ações preventivas de Defesa Civil nas salas de aulas com seus professores.
Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aprenderão sobre assuntos de ações preventivas de Defesa Civil: a importância da água no Planeta, cuidados com raios e tempestades, cuidados
com o meio ambiente, dentre outros.
De acordo com a idealizadora do projeto, a técnica da Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande, Patrícia Fernocchio, com o projeto, a Administração Municipal vai formar cidadãos mais conscientes de seu papel. “Através deste Projeto, contribuiremos para a formação de uma consciência mais cautelosa sobre nosso Planeta”, ressalta.
Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil- Os assuntos abordados durante o projeto Defesa Civil nas Escolas estão dentro do proposto para as Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil, que ocorre em 14 de outubro, em Cubatão. Para representar Praia Grande no evento será feita uma disputa inicial entre as escolas do Município onde apenas uma será escolhida. Três alunos desta escola representarão o Município nesta disputa regional, que abrange nove municípios. Participarão apenas os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
|