Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
24 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Alunos aprendem como se prevenir de desastres naturais
Projeto visa atender cerca de 18 mil alunos da rede municipal de ensino
6/5/2015 | Sílvia Carvalho, MTB: 33.552
  Compartilhar no Whatsapp
Atentos aos novos conhecimentos, cerca de 800 alunos do 1º ao 5 º ano da Escola Municipal Mahatma Gandhi, no Melvi, participaram de uma aula diferente nesta terça-feira (05) sobre noções básicas de prevenção a desastres naturais e cuidados com o meio ambiente. A aula ocorreu durante o lançamento do projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE).

O projeto visa contribuir para a formação de uma consciência sobre o planeta e atenderá este ano aproximadamente 18 mil alunos do 1° ao 5°ano das escolas da rede municipal ensino. A ideia é desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão, trabalho colaborativo e um pensamento crítico sobre as situações de emergência, promovendo uma cultura de prevenção aos desastres naturais e, consequentemente, otimizar os recursos existentes.

A supervisora de Unidade Escolar da Secretaria de Educação (Seduc), Marília Melo, acredita que o projeto traz aos alunos uma cultura de conscientização sobre os cuidados com o planeta . “O projeto é muito importante para os alunos pois eles poderão utilizar esse conhecimento no dia a dia, cuidando do planeta, prevenindo-se quando ocorrerem tempestades.”

Os alunos assistiram o filme da Turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta”, que aborda temas como reduzir, reutilizar e reciclar, também conhecido como os 3Rs do meio ambiente.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, o objetivo do projeto é ensinar as crianças como se prevenir. “Aprendem noções básicas de Defesa Civil: como proteger o meio ambiente, como se prevenir em caso de tempestade e o que fazer nesse momento. As crianças acabam levando essa informação para a família, vizinhança e amigos, difundindo o conhecimento”.

A segunda parte do projeto consiste em capacitar os professores, por meio de aulas online. Os docentes terão um material de estudo e poderão esclarecer suas dúvidas, por meio de chat que será realizado entre o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande e os professores da rede municipal de Ensino.

O curso que foi elaborado pela Defesa Civil em parceira com a Seduc como uma forma de capacitar os professores, para que eles ajudem os alunos do 5º ano a se prepararem para as Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil, que acontece em outubro em Cubatão.
A diretora da unidade escolar, Márcia Ramos, aprovou a ideia. ”Todo o programa de prevenção é bem-vindo, uma vez que os alunos absorvem muito facilmente os conhecimentos que são passados”.

Os alunos receberam kits com livros ilustrativos e caderno de pintura, para que se preparem para as Olimpíadas do conhecimento. A palestrante e técnica da Defesa Civil de Praia Grande, Patrícia Fernochio, ficou muito contente com a receptividade e a participação das crianças. “Acredito que conseguimos deixar uma mensagem positiva e com certeza os pequeninos serão multiplicadores dessas informações. Estamos conseguindo deixar essa marquinha sobre prevenção e isso torna o nosso trabalho recompensador”.

Confira as próximas escolas que participarão do projeto em maio:
07/05- E.M. Paulo Shigueo Yamauti- Anhanguera
12/05- E.M. Dr. Wilson Guedes- Samambaia
14/05- E.M. Domingos Soares de Oliveira- Ribeirópolis
19/05- E.M. Ary Cabral- Quietude
21/05- E.M. Antonio Rubens Costa de Lara




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias