Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Bairro Boqueirão recebe Ecoponto para descarte de lixo reciclável
Local é o oitavo instalado em Praia Grande pela Prefeitura
26/11/2015 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Para dar continuidade ao trabalho, iniciado em janeiro de 2012 pela Prefeitura de Praia Grande, de disponibilizar locais adequados para o descarte correto de materiais recicláveis, o Bairro Boqueirão receberá a partir da próxima quinta-feira (3), às 10 horas, a mais nova unidade Ecoponto da Cidade. O equipamento está sendo instalado na Rua Guanabara, esquina com a Praça 19 de Janeiro. Com a inauguração, esta será a oitava unidade do projeto em funcionamento em Praia Grande. O expediente no local será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O espaço tem área de aproximadamente 500 m² e contará com cinco caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). O trabalho faz parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, as obras no Ecoponto Boqueirão estão em fase final. “Já está quase tudo pronto. O muro está pintado, a portaria pronta e a pavimentação está sendo finalizada para então receber as caçambas da coleta”. O secretário destacou que até o final de 2015 mais um equipamento estará pronto. “Nossa intenção é entregar em dezembro o Ecoponto Solemar também”.

Atualmente, a Cidade conta com unidades Ecopontos nos seguintes bairros: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria) e Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura).

Resultados - Os equipamentos têm mostrado bons resultados. Desde o início do ano, foram mais de 600 mil toneladas recolhidas somente nos ecopontos, entre materiais recicláveis e itens inservíveis (como móveis e madeiras em geral). Além disso, recebendo pequenas quantidades de entulho desde janeiro já foram mais de 1 milhão de toneladas recolhidas.

Além dos Ecopontos, Praia Grande conta ainda com dois tipos de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. Somente no último mês foram recolhidos 97.740 kg de lixo reciclável em toda Cidade.

Coleta Seletiva – No trabalho de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias