Praia Grande inaugura oitavo Ecoponto da Cidade

Local, no Bairro Boqueirão, foi entregue para a população na quinta-feira (3)

Por Jaqueline de Marco | 3/12/2015

Para melhorar o ambiente urbano e reduzir impactos ambientais, a Prefeitura de Praia Grande está oferecendo à população espaços adequados para o descarte de lixo reciclável em diversos pontos da Cidade, chamados de Ecopontos. E na manhã desta quinta-feira (3) foi inaugurada a oitava unidade do Município, localizada na esquina da Rua Guanabara com a Praça 19 de Janeiro, no Bairro Boqueirão. O horário de funcionamento do local será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O espaço tem área de aproximadamente 500 m² e conta com cinco caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). O trabalho é coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e faz parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.

Na próxima terça-feira (8), às 10 horas, será inaugurado outro Ecoponto, o nono em funcionamento na Cidade, agora no Bairro Solemar. O equipamento ficará na esquina da Avenida Presidente Kennedy com Rua Cassimiro de Abreu.

Atualmente, a Cidade conta com unidades Ecopontos nos seguintes bairros: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria) e Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura).

Presente na inauguração do Ecoponto Boqueirão, o prefeito de Praia Grande Alberto Pereira Mourão destacou que o papel de cada um em todo processo de destinação adequada de lixo é muito importante. “A Prefeitura tem feito sua parte, mas a população precisa se conscientizar e utilizar os serviços oferecidos de forma adequada. Como, por exemplo, não colocando o lixo fora do horário e dia do cronograma de coleta e separando seus materiais reciclados adequadamente”.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PG, Rosana Santos Oliveira, conferiu a inauguração e afirmou que os ecopontos são equipamentos essenciais para reduzir impactos ambientais. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. O lixo descartado irregularmente nas vias pode ser carregado para o sistema de drenagem, rios e mares”.

Morador do Bairro Boqueirão, um dos representantes do projeto Ecophalt, Luiz Pereira de Brito, elogiou o trabalho. “Os moradores, turistas e pessoas que vieram de outra cidade para morar aqui recentemente encontram hoje em Praia Grande lugares adequados para esse descarte e se surpreendem, pois grande parte dos Municípios do País não oferece sequer o trabalho de coleta seletiva. Temos todos que enaltecer isso na nossa Cidade, pois somos um exemplo. Claro que há muito para ser feito, mas estamos caminhando para isso”.

O presidente da Associação Amigos do Boqueirão, Pedro Chiazza Neto, também acompanhou a inauguração do novo Ecoponto e aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura. “Aqui é um bairro que conta não somente com residências, mas também um comércio muito forte e sei que moradores e comerciantes dos arredores estão muito contentes com o trabalho. E saber que a Prefeitura tem a intenção de instalar um Ecoponto em cada bairro da Cidade, ao longo dos próximos anos, me deixa muito otimista de termos ambientes urbanos melhores”.

Resultados – E os Ecopontos têm mostrado bons resultados em Praia Grande. Desde o início do ano, foram mais de 600 mil toneladas recolhidas somente nos equipamentos, entre materiais recicláveis e itens inservíveis (como móveis e madeiras em geral). Além disso, recebendo pequenas quantidades de entulho desde janeiro já foram mais de 1 milhão de toneladas recolhidas.

Além dos Ecopontos, Praia Grande conta ainda com dois tipos de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. Somente no último mês foram recolhidos 97.740 kg de lixo reciclável em toda Cidade.

Coleta Seletiva – No trabalho de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.