Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Conviver São Jorge é entregue à comunidade
Unidade atenderá aos moradores da região do Bairro Antártica
4/12/2015 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Os moradores da região do Bairro Antártica agora contam com novo serviço. A quinta unidade do Programa Conviver foi entregue nesta quinta-feira (3). A unidade já oferece atividades físicas aos maiores de 50 anos, mas ouvirá a comunidade para definir as novas atividades do local. A instalação de novas unidades do Programa Conviver é uma das metas do Programa Avança PG.

O Conviver São Jorge conta com quadra poliesportiva coberta, salas de recreação, para jogos de mesa, cozinha, refeitório, salas administrativas, além de salas de repouso que serão utilizadas para a Creche do Idoso (Centro Dia), e sanitários, inclusive com adaptações para portadores de necessidades especiais.

Outra novidade é que o Conviver São Jorge é integrado com a Academia de Saúde, da Usafa do Bairro, o que permitirá a realização de atividades em parceria com os dois equipamentos, o que irá ampliar a oferta de serviços em ambos os locais.

“Esta é a primeira unidade que conta com essa integração. Tanto o profissional da Saúde quanto o da Promoção Social poderão utilizar a quadra ou a academia para realizarem suas atividades com os moradores do Bairro”, explicou a diretora do Conviver São Jorge, Josiane Ragonha.

No mesmo local também vai funcionar a terceira unidade da Creche do Idoso, um serviço para atender aos idosos cujas famílias passam o dia trabalhando. Na creche, o idoso recebe alimentação, tem o contato com mais pessoas e no final do dia volta para a família, no conforto do lar.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, aos poucos o Conviver São Jorge vai ganhando a cara dos moradores da região. “Peço que a população venha conhecer esse espaço e dar sugestões das atividades que os moradores querem fazer aqui. Estou muito feliz de entregar este equipamento e tenho certeza de que vai mudar a vida de todos que aproveitarem este serviço.”

Para o prefeito, Alberto Mourão, todas as pessoas merecem ser tratadas com respeito e ter acesso a serviços de qualidade, independentemente da idade. “Não se deve afastar alguém da sociedade só porque é muito jovem ou é idoso. “Não quero destacar a obra no sentido estrutural, mas sim na importância que este equipamento terá no sentido humano. Neste espaço social promoveremos o respeito, o convívio social entre os moradores. A maior obra que podemos fazer é valorizar as pessoas, é cuidar de gente”.

Serviços - Já é possível aproveitar os serviços do novo Conviver. Os interessados precisam ter mais de 50 anos. Bastar ir até a unidade, que fica na Rua João Baptista de Siqueira, s/nº, atrás da Usafa São Jorge, no Bairro Antártica. É preciso levar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. O local fica aberto das 8 às 17h. Mais informações pelo telefone 3496-5049.

Nos próximos dias começam as aulas de atividade física. Também já é possível se inscrever para participar dos jogos de mesa, como baralho, dominó e xadrez.

Início - O Programa Conviver começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Promoção Social para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria.

O programa surgiu para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. Outras três unidades estão previstas para serem inauguradas até 2016. Uma no bairro Samambaia, outra no Tupi e a terceira no Solemar.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos. O Conviver já atendeu a mais de nove mil inscritos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias