Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: AMAURI PINILHA
 
Grupo da melhor idade recebe certificado de curso de informática
Desde 2008, o Projeto Melhor Idade Online já formou mais de 800 pessoas
8/12/2015 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Cerca de 90 pessoas receberam, nesta terça-feira (8), o certificado de conclusão do curso de informática Melhor Idade Online, promovido em parceria da Secretaria de Promoção Social (Sepros) com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município. Todos os alunos têm mais de 50 anos e encararam o desafio de aprender algo novo. As aulas acontecem na unidade Néa Cordovil Borges de Souza, no Bairro Boqueirão.

Entre as matérias do curso, internet, e-mail, Facebook, Word, Excel e muitas outras tarefas comuns para boa parte das crianças, jovens e adultos de hoje. Quem nasceu em um mundo onde a tecnologia já existia não tem dificuldade de adaptação.

Mas os idosos, esses tiveram que se adaptar. Para alguns, uma tarefa difícil. Para outros, uma experiência prazerosa.

A aposentada Ilza Aparecida Rosa, de 75 anos achou fácil, pois há 27 anos fez um curso básico de informática. “Está tudo muito diferente. Agora sei mandar email, entro em redes sociais e vários outros sites. Estou matando a saudades de um monte de gente que não via há anos”, comemorou.

Já para a dona de casa Elvira Maria da Conceição, de 63 anos, saiu do Bairro Samambaia para aprender a mexer na máquina que tanto a assustava. Ainda não me sinto totalmente segura, mas também não tenho mais medo. Vou aproveitar o computador da minha filha para aprender ainda mais”.

Para a diretora da unidade, Solange Donizettide Carvalho, a maioria dos alunos chega amedrontado, achando que não vai dar conta das aulas, mas acabam se superando. “Cada vez que eu participo de uma formatura dessas sinto-me honrada. Somos capazes de tudo, independente da idade”.

A presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou da entrega dos certificados e parabenizou a disposição dos idosos e a participação ativa deles nas atividades propostas pelo Município. “A informática nos leva a conhecer novos lugares, novas pessoas e ate a rever familiares distantes. Todos eles devem aproveitar esse novo conhecimento”.

Desde que iniciou as atividades, o Melhor Idade Online já formou mais de 800 alunos. Durante o curso, os alunos aprendem a ligar o computador, salvar arquivos em pastas, utilizar a internet para enviar e receber e-mails, além da utilização de redes sociais.

Inscrições – A próxima turma será criada no primeiro semestre do ano que vem. Serão disponibilizadas cerca de 100 vagas em vários horários e dias da semana. As inscrições devem ser abertas em breve e apenas moradores de Praia Grande podem participar.

A unidade Boqueirão do Programa Conviver fica na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5060.

Atendimento - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no atendimento. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.

Atualmente são cinco unidades, nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Antártica e Guilhermina, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 7 mil pessoas já se inscreveram no Conviver. O programa será ampliado e outras unidades serão inauguradas já a partir deste ano, dentro do plano de crescimento municipal Avança PG, dentro do eixo Cidade Solidária.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias