Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Administração Municipal atinge meta de realizações em 2015
Obras, revitalizações, serviços e eventos marcaram o ano
21/12/2015 | Aline Rollo, MTB: 39.222
  Compartilhar no Whatsapp
Um total de 59 obras e serviços entregues à população em 2015. A Administração Municipal segue cumprindo as metas do Avança PG, plano de metas lançado em novembro de 2013 que divide a Cidade em eixos de atuação por setores da sociedade.

A área da saúde teve 16 entregas de novos equipamentos ou revitalizações. Em janeiro de 2015, a Secretaria de Saúde Pública revitalizou e reformou as Unidades de Saúde da Família dos bairros Caiçara e Tupiry, a Unidade Básica de Saúde do Boqueirão, a 1ª etapa da revitalização do Pronto Socorro Quietude, e as novas instalações do Núcleo Henry, com novos veículos adaptados para o transporte dos pacientes.

A saúde e bem estar animal também mereceram atenção especial. Inaugurada no dia 2 de julho, a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) já realizou aproximadamente 2 mil castrações gratuitas de cães e gatos. A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada. O inovador e moderno equipamento, construído em três containeres, presta este tipo de atendimento de forma itinerante em todos os bairros da Cidade.

Além disso, a Prefeitura inaugurou o Espaço Conforto no Hospital Municipal Irmã Dulce, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, a Unidade de Saúde da Família Nova Caiçara, as novas instalações do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites, e entregou à população cinco academias de saúde nos bairros Samambaia, Melvi, Aloha, Antartica e Maracanã. Os agentes comunitários de saúde ganharam tablets para a otimização do trabalho com a comunidade. E com recursos próprios, a Administração Municipal entregou oito novas ambulâncias em outubro. Outros três veículos oriundos de parcerias também foram adicionados à frota da Cidade.

Neste ano ainda foram iniciadas duas importantes obras para o setor. A construção dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e do de Hemodiálise beneficiarão pacientes praia-grandenses. As unidades funcionarão como referência na Baixada Santista, atendendo também moradores de outras cidades.

O setor de educação recebeu grandes investimentos em 2015. Foram 8 ações entre inaugurações de novas escolas e reformas e ampliações. São quatro novas escolas: E.M Mahatma Gandhi, E.M. Florivaldo Borges de Queirós, E.M Albert Einstein e E.M Ruth Vilaça Correia Leite. E as unidades E.M Manoel Nascimento Junior, Natale de Lucca e Dorivaldo Francisco Loria foram ampliadas e revitalizadas.

O Centro de Excelência de Judô João Carlos Manso Jr, entregue à população em outubro, vislumbra descobrir novos talentos e treinar os tantos já existentes na Cidade.

Investir em qualidade de vida foi uma das prioridades da Administração Municipal. A Melhor Idade de Praia Grande ganhou uma nova unidade do Conviver, no bairro São Jorge. Outras duas unidades, Ocian e Boqueirão, tiveram suas instalações reformadas e ampliadas.

Em 2015, Praia Grande recebeu o 19º Jogos Regionais do Idoso, atraindo milhares de atletas para a competição na Cidade. A 2ª edição dos Jogos da Maturidade, que ocorreu em maio, também foi destaque. A turma da Melhor Idade participou ativamente das competições.

Falando ainda em qualidade de vida, a preocupação ambiental fez parte das ações da Prefeitura durante o ano de 2015. A Secretaria de Serviços Urbanos adquiriu 13 novos caminhões para a coleta de lixo domiciliar. A Cidade inaugurou 5 unidades do Ecoponto (locais para o descarte de material reciclável e resíduos da construção civil) nos bairros Caiçara, Mirim, Boqueirão , Real e Maracanã, fechando o ano com 8 unidades em todo o Município.

O Transporte Coletivo Municipal também foi beneficiado com a incorporação de 15 ônibus com ar-condicionado, wifi e adaptados para pessoas com deficiência à frota, em substituição aos modelos antigos.

A segurança foi tratada com seriedade. A Secretaria de Assuntos de Segurança Pública abriu concurso no final de 2014 para a contratação de 100 novos guardas civis municipais, que tiveram todo o treinamento necessário durante 2015 e assumem seus postos em fevereiro de 2016.

Em outubro, a Administração Municipal entregou o Cicoe, Centro Integrado de Comando e Operações Especiais, que centraliza em um único local a central de videomonitoramento e uma sala de intervenções de crise, além de uma nova tecnologia implantada, que permite a identificação de indivíduos e placas de veículos de forma mais eficaz, unindo os trabalhos da GCM e das polícias civil e militar.

A sede da Guarda Civil Municipal foi ampliada e reinaugurada em novembro. No local, um estande de tiro para o treinamento dos guardas. A iluminação também foi contemplada com melhorias. No total, 365 pontos escuros já foram eliminados em diversos bairros da Cidade e mais de 7 mil metros de extensão de rede de energia para iluminação já foram concluídas com postes, fios, luminárias e lâmpadas.

Em mobilidade urbana e infraestrutura, a Administração Municipal pavimentou cinco bairros (Esmeralda, Cidade da Criança, Santa Marina, Ribeirópolis e Mirim), realizando também todo o trabalho de drenagem reforma de canais. A rotatória Aviação foi remodelada, melhorando o trânsito no local e a Avenida Ayrton Senna teve a iluminação revitalizada em uma primeira etapa, com lâmpadas mais potentes, oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.

O calçadão da praia, trecho Forte/Boqueirão, foi totalmente reurbanizado, com a mudança de local dos coqueiros, auxiliando a melhoria da iluminação. O espaço para circulação de pessoas foi remodelado e a ciclovia recebeu melhorias. E durante todo o ano, foram feitas obras no Centro Expandido Boqueirão, complexo do bairro que vem recebendo melhorias, com a troca dos sextavados por pavimentação.

Ainda em 2015, a Prefeitura inaugurou o Espaço de Eventos São Jorge, que abriga a feira livre do bairro e serve como local de lazer para a população. Os moradores do bairro Caieiras receberam os títulos de suas casas através do programa Dono do Lote e o Campo de Futebol Real foi totalmente reformado. O bairro Anhanguera recebeu uma edição do projeto Ação Cidadania, que concentra mais de 100 serviços gratuitos em um único local. Primeira via do RG, carteira de trabalho, corte de cabelo e testes rápidos de saúde foram oferecidos à população durante todo o dia do evento.

Os praticantes de esporte fizeram a festa com a inauguração da Pista de Skate Mineirinho, no Boqueirão. E ainda falando em lazer, a Cidade realizou diversos eventos do calendário oficial no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, como a Vila Junina, Festa da Tainha e Festa das Tradições Gastronômicas, todas com entrada gratuita.

O Palácio das Artes recebeu sete edições da Feira de Artesanato. Já o Teatro Serafim Gonzalez, que faz parte do complexo Palácio das Artes, recebeu 148 espetáculos (teatrais e musicais); a Galeria Nilton Zanotti foi palco de 15 exposições e o Museu da Cidade abrigou 4 exposições de curta duração. A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu ainda o Praia Games e a 1ª edição do Praia Rock, festival realizado no Kartódromo, com dois dias de música e bandas consagradas.

A Administração Municipal proporcionou uma série de eventos dedicados ao servidor público, entre eles: campanhas em alusão a Prevenção ao Câncer de Próstata, ao Câncer de Mama, além de palestras motivacionais e sobre a saúde do servidores, educação financeira e de integração dos novos funcionários públicos.

O prefeito Alberto Mourão avalia de forma positiva as realizações do ano de 2015. “Trabalhamos em um ritmo bem acelerado e conseguimos concretizar muitas ações e obras necessárias. Praia Grande cresce muito anualmente e cada uma dessas obras e ações foi feita para acompanhar esse crescimento populacional. Em 2016 temos mais metas para cumprir, realizações necessárias para proporcionarmos cada vez mais qualidade de vida à população praia-grandense”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias