PG comemora 49 anos com solenidade e inauguração de unidade médica

Ações aconteceram na manhã da terça (19). Final do dia será marcado por show musical

Por Jaqueline de Marco | 19/1/2016

Para celebrar os 49 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, a Prefeitura realizou na manhã desta terça-feira (17) solenidade cívica que prestou homenagem a importantes figuras da história da Cidade. O evento foi realizado na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão. Na ocasião, o prefeito Alberto Mourão ainda entregou à população o Nefro-PG (Centro de Nefrologia de Praia Grande), que funcionará na Avenida Presidente Costa e Silva, esquina com a Rua Guarujá, também no Bairro Boqueirão.

Durante a solenidade cívica, 48 pessoas foram homenageadas com a medalha de honra ao mérito e 60 representantes receberam a cópia dos decretos de logradouros públicos que ganharam nomes de pessoas importantes para o desenvolvimento de Praia Grande nos últimos 49 anos.

Dentre os homenageados estava Adelino Machado, de 83 anos, comerciante de Praia Grande há 58. “Sou português, mas criei raízes mesmo aqui na Cidade. Acompanho toda a sua história de emancipação direta e ativamente e para mim é uma verdadeira honra receber esta homenagem como reconhecimento, em especial de um município que tanto amo”.

Outro homenageado com a medalha de honra ao mérito foi o empresário Albino de Abreu Ferreira, de 78 anos. “Eu moro na Cidade há 62 anos e fiz parte do movimento de emancipação de Praia Grande. Fico impressionado quando penso no que era a Cidade naquela época e vejo no que ela se transformou hoje. E estou muito emocionante com esta lembrança, pois é bom ver que todo nosso trabalho hoje é reconhecido”.

Homenageado com decreto de logradouro, a praia-grandense Maria Regina Valladão Pereira, de 52 anos, recebeu homenagem pela contribuição do seu marido falecido em 2014, Pedro Arnaldo Pereira. “Desde a década de 70 temos casa em Praia Grande e durante muitos anos mantivemos comércio na Cidade e acompanhamos o seu desenvolvimento. É realmente uma belíssima homenagem ao meu marido, que tanto amava Praia Grande. Fico muito feliz”.

Desenvolvimento - Durante a solenidade, o prefeito Mourão destacou que apesar da pouca idade, Praia Grande tem alcançado maturidade política e administrativa. “Em especial no momento de crise econômica que estamos passando, a Cidade tem economizado, mas sem deixar de atender as demandas necessárias para a população. Nosso ideal é segurar o custeio e aumentar a capacidade de desenvolvimento sempre”.

Mourão citou ainda algumas melhorias previstas para os próximos meses na Cidade. “Estamos em trabalho constante e ainda para 2016 está prevista a entrega da pavimentação das marginais da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, seis novas unidades de saúde, a troca de pavimento das ruas entre a Costa e Silva e Mallet, a reformulação das Avenidas Guilhermina e Nossa Senhora de Fátima, além da entrega de novos PICs nos Bairros Samambaia, Solemar e Tupi”, destacou.

Nefrologia – Também entregue na ocasião, o Nefro-PG conta com estrutura especial para desenvolver atendimentos especializados voltados à prevenção, diagnóstico, consulta e tratamento de doenças renais. No local funcionará um ambulatório pré-dialítico que terá uma equipe multidisciplinar e também área com equipamentos para terapia renal substitutiva.

A formatação do projeto do Centro levou em conta padrões técnicos adotados em equipamentos considerados referência na prestação deste tipo de serviço. Todos os estudos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande buscaram formatar um plano operativo adequado às reais necessidades deste tratamento para oferecer o melhor atendimento para munícipes e os pacientes que virão de outras cidades.

De acordo com o prefeito Mourão, estima-se que a unidade seja referência também para outras cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. “Não estaremos restritos somente para atendimento de moradores de Praia Grande. Este equipamento será completo, atendendo também pacientes do Litoral Sul e Vale do Ribeira, desafogando assim o atendimento das outras cidades”.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, dr Francisco Jaimez Gago, explicou que inicialmente a unidade será focada nos trabalhos pré-dialíticos. “O Centro de Nefrologia tem capacidade para atender 216 pacientes. Atualmente contamos com 35 espaços para atendimento, mas a meta da Administração é chegarmos a 42”, concluiu.

Calendário – E as atividades em comemoração ao aniversário de Praia Grande seguem ao longo dos próximos dias, até dia 4 de fevereiro. Dentre as ações, estão inaugurações de unidades de saúde, de educação e eventos esportivos.

E ainda no dia 19 de janeiro, a Cidade realiza o 1º Fera – Festival de Esportes Radicais, que será realizado na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão, das 12 às 17 horas. E, na mesma data, a partir das 20 horas tem início o show gratuito da dupla João Neto e Frederico, no Kartódromo Municipal, no Bairro Sítio do Campo.