Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: MARCELO GUEDES
 
EM Orestes Quércia fecha ciclo de atendimento no Bairro Mirim
Unidade inaugurada atenderá alunos do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental
2/2/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Acolher os estudantes desde a Educação Infantil até ingressarem no Ensino Médio, isso tudo perto de onde residem. Gradativamente, a Prefeitura de Praia Grande amplia o número de escolas para transformar sonho em realidade. Na segunda-feira (1°), mais um passo foi dado neste sentido com a inauguração da EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim. A unidade, quando atingir número máximo de alunos, terá capacidade de atender até 1.260 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Com a entrega da unidade, a Prefeitura fecha o ciclo de atendimento no Bairro Mirim. Nesta comunidade, as crianças ingressam na rede municipal de ensino na EM Oswaldo Justo, que atende alunos de Creche e Educação Infantil. Depois, os pequenos são encaminhados para a EM Vila Mirim, onde cursam as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Agora, as crianças frequentarão também do 6º ao 9º ano, antigo ginásio, na EM Orestes Quércia.

Nos próximos dias, mais duas unidades de ensino serão inauguradas com o objetivo de reforçar o anseio da Administração Municipal. Na quarta-feira (3), às 17 horas, a Prefeitura de Praia Grande entrega a EM Felipe Avelino Moraes (Bairro Caiçara), que atenderá alunos do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental. Na quinta-feira (4), às 10 horas, será a vez da EM Maria de Lourdes Santos (Esmeralda), que receberá do 1º ao 9º ano.

De acordo com a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, a série de inaugurações faz parte de um planejamento visando a suprir o crescimento anual no número de alunos. “A EM Vila Mirim, por exemplo, foi uma das primeiras escolas e hoje já não suporta mais a demanda do bairro. Por isso, projetamos a expansão no atendimento com a construção desta unidade e, assim, dividimos os segmentos”.

Evolução - O planejamento citado pela secretária diz respeito ao programa de governo Avança PG. Lançado pelo prefeito Alberto Mourão, em 2013, a iniciativa prevê uma série de ações que a Prefeitura realizará até o final deste ano, com o intuito de alavancar, ainda mais, a economia e a qualidade de vida dos moradores. “Quando pensamos em futuro, o primeiro passo a ser dado é investir em educação, principalmente, na qualidade do ensino que queremos oferecer para as nossas crianças”, enfatizou o chefe do Executivo.

“Há alguns anos, tomamos as rédeas da educação em nossa Cidade e passamos por uma transformação na qualidade de ensino”, salientou Mourão. “E quando tivemos essa atitude foi baseado em uma das bandeiras defendidas pelo ex-governador e patrono desta unidade, Orestes Quércia. Ele era a favor da municipalização dos serviços públicos, ampliando o repasse de verba arrecadada, ao qual, hoje, os municípios têm direito a apenas 16%”.

Homenageado - Durante a solenidade, o prefeito entregou para a esposa do patrono da unidade, Alaíde Quércia, e a irmã, Maria Alice Quércia, uma réplica da placa que marca a inauguração da nova unidade de ensino. “Ficamos muito lisonjeadas com a homenagem. O Quércia sempre entendeu que o futuro do País começava no município, mais precisamente com os ensinamentos em sala de aula”, recordou a esposa.

“Temos certeza que esta unidade que leva o nome de meu marido servirá como uma usina onde serão formados futuros brasileiros com capacidade e discernimento para traçar um futuro melhor para o nosso País”, continuou Alaíde Quércia. “Por isso, quero agradecer ao prefeito e toda a Administração Municipal por se lembrarem de Orestes Quércia como o homem público que era”.

Orestes Quércia nasceu em Pedregulho, no interior de São Paulo, em 18 de agosto de 1938. Foi para Campinas estudar jornalismo, direito e administração de empresas e na cidade iniciou sua carreira política como líder estudantil e vereador. O empresário foi vereador e prefeito de Campinas, deputado estadual, senador, vice-governador e governador do Estado de São Paulo.

Construiu a maior parte de sua trajetória política dentro do PMDB. No governo paulista, Quércia investiu na reforma de estradas, construiu o Memorial da América Latina e criou a Secretaria do Menor. O político também atuou como empresário nos ramos imobiliário e de comunicação, além de investir no setor agropecuário. Após deixar o cargo de governador, Quércia foi presidente nacional do PMDB entre 1991 e 1993. Em 2010, chegou a lançar candidatura ao Senado, mas desistiu da candidatura por conta de um tumor que o levou a falecer, no dia 24 de dezembro de 2010.

Estrutura - A escola conta com 3.228 metros quadrados de área construída dividida em dois pavimentos. No térreo, ficará a área administrativa (secretaria, recepção, diretoria, sala de assistente de direção, arquivo morto, almoxarifado, depósito de material de limpeza, copa e banheiros), a área de serviços (cozinha, despensa, área de serviço e mais dois banheiros), além da biblioteca, sala de múltiplo uso/informática e duas salas de aula.

O térreo ainda conta com pátio coberto com palco e refeitório, quadra coberta com dois vestiários e depósito de material esportivo. No segundo pavimento, ficarão 16 salas de aula.

Além de escada, a unidade conta com elevador. Todo o projeto segue o padrão dos prédios escolares construídos pela Administração Municipal, com pontos para instalação de câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

Endereço – A Escola Municipal Orestes Quércia fica na Rua 1º de Janeiro, nº 1221, Bairro Mirim.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.






página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias