Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: MARCELO GUEDES
 
Primeira audiência pública destaca importância da participação popular
Mais de 500 pessoas compareceram ao encontro realizado no PDA
3/2/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Nesta terça-feira (2), moradores, representantes de entidades e autoridades de Praia Grande participaram da primeira audiência preparatória de revisão do Plano Diretor do Município, no Palácio das Artes (PDA). O objetivo do encontro foi convocar a população a participar das decisões que irão direcionar o desenvolvimento do Município no período de dez anos. Mais de 500 pessoas participaram do evento.

O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026. Na primeira fase do processo, a população participou dos 21 encontros realizados nos bairros. Somando as quatro reuniões extraordinárias do tema “Desenvolvimento Econômico” e as oficinas de consultas públicas, cerca de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de mil propostas foram elaboradas, incluindo as enviadas pela internet.

A nova etapa consiste na realização das audiências públicas preparatórias. Esses encontros contarão com exposições que serão apresentadas por palestrantes convidados, conhecedores da área relativa ao tema central. O público terá espaço para contribuir propostas.

Na primeira parte do encontro, o historiador brasileiro, doutor em História Social e professor de História da América, da Unicamp, Leandro Karnal, ministrou uma palestra sobre a importância da participação dos cidadãos nas decisões do Município.

“Tudo o que existe numa cidade ou país é fruto das escolhas das pessoas. Há omissão na política por parte das pessoas. Não participar das discussões e escolhas do Município também é omissão”, explicou o palestrante.

Na segunda parte do encontro, os moradores puderam sugerir propostas, que serão acrescentadas às já existentes, elaboradas nas oficinas. Entre os assuntos citados, destinação do lixo, habitação, turismo, saúde animal e atendimentos aos jovens e idosos da Cidade.

Para o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, o primeiro encontro foi um sucesso, já que o formato permitiu à população refletir o papel de cada um na sociedade e logo em seguida apresentar propostas para o crescimento do Município. “Cada um dos presentes contribuiu para o desenvolvimento de Praia Grande. Quanto mais pessoas tomarem essa mesma atitude, mais teremos caminhos para diminuir os problemas da Cidade nos próximos anos”.

Na opinião do prefeito Alberto Mourão, o balanço foi positivo, no entanto é preciso estruturar a sociedade para a participação, por isso a importância do palestrante. “O Plano Diretor só vai funcionar se a Sociedade o conhecer. Não adianta reclamar da falta de Segurança, por exemplo, se não pensarmos na Educação como agente que interfere na mudança deste cenário”.

A próxima audiência já tem data definida. Será na terça-feira (16), às 18h30, também no PDA. O tema será a importância da família na Educação e o palestrante será o filósofo, escritor, educador e professor universitário, Mario Sérgio Cortella.
Para participar basta comparecer ao teatro portando um documento de identidade com foto. Há limite no número de participantes. O credenciamento do público começa às 17h.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias