PG realiza a limpeza de pontos crônicos de descarte de lixo no carnaval

Aproximadamente 100 toneladas de itens foram recolhidas na Cidade

Por Jaqueline de Marco | 12/2/2016

Seguindo com as atividades de limpeza e conscientização em áreas consideradas pontos crônicos de descarte de lixo, a Prefeitura de Praia Grande realizou durante o período de Carnaval, de 6 a 10 de fevereiro, diversas ações em bairros como Sítio do Campo, Boqueirão, Quietude, Mirim, Vila Sônia e Tupi. No total, mais de 100 toneladas foram recolhidas no trabalho de recolha de itens inservíveis, o Rapa Treco, em toda cidade no período.

Para coibir ações como esta, a Prefeitura tem intensificado nos últimos meses a limpeza de pontos crônicos, a orientação de vizinhos destes locais e realizando campanhas educativas nas redes sociais.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98). E o morador que constatar o descarte irregular de lixo em espaços públicos de Praia Grande pode relatar à Prefeitura através do telefone 162.

A ação segue preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas da Cidade para o triênio de 2014-2016, dentro do Eixo Cidade Limpa.
Av. do Trabalhador - Na Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo, diversos pontos passaram pela manutenção e dentre eles três que ficam a poucas quadras do Ecoponto Guaramar: as esquinas das Ruas Sóter de Araújo, José Alonso D’Alama e Urbano Cadeira.

O diretor da Divisão de Manutenção da Orla, Carlos Rodrigues Bonito Jr, explicou que diversos pontos do Bairro receberam avisos sobre a proibição do descarte, mas ainda assim a ação continua recorrente. “Por exemplo, no ano passado, chegamos a escoltar um veículo que supostamente estava prestes a jogar materiais na esquina com a Rua Sotér de Araújo até o Ecoponto Guaramar, localizado a exatamente três quadras do endereço. É uma questão de falta de cidadania e respeito da própria população”.

Quietude – Como já realizado nas duas últimas semanas, a Rua Nicolau Paal, no Bairro Quietude, passou por limpeza. O trecho, que na última manutenção juntou aproximadamente 15 toneladas de lixo, recebeu a visita dos caminhões do projeto Rapa Treco na segunda-feira (8).

Para agravar ainda mais o desrespeito da população que descarta lixo neste local, o endereço recebeu no ano passado placas da Prefeitura informando a proibição do descarte de lixo no local, porém os equipamentos foram parcialmente derretidos quando incendiaram alguns materiais depositados no trecho.

Tupi – A Rua Carimbó, próximo à Praça Odilon Nunes dos Santos, no Bairro Tupi, passou por manutenção na última quarta-feira (10). Materiais como papelão, plásticos, lixo doméstico e entulho foram descartado irregularmente no local, no trecho de calçada da EM José Padin Mouta.

O Tupi, inclusive, é um dos Bairros que recebe o projeto Rapa Treco duas vezes por semana (a maioria conta com a passagem dos caminhões uma vez). Além de contar com as coletas de lixo domiciliar e seleta.

Boqueirão – A Rua Mococa, entre as Ruas Jundiaí e Fumio Miyazi, no Bairro Boqueirão, passou por mutirão de limpeza e manutenção durante o carnaval, com serviços como varrição, retirada de excesso de areia das vias e recolha de lixo e itens inservíveis.

Além disso, foi encontrado no local também entulho da construção civil. Para o descarte adequado deste item, o morador deve contratar o serviço de aluguel de caçamba em uma empresa devidamente regularizada. A Prefeitura também recebe nos Ecopontos pequenas quantidades de entulho (até 2 m³), localizados nos seguintes bairros: Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Boqueirão e Solemar.

Mirim – A Rua 1º de Janeiro, entre as Avenidas Presidente Castelo Branco e Kennedy, no Bairro Mirim, também passou por manutenção durante o Carnaval, com varrição, raspagem de areia das sarjetas, Rapa Treco e pintura de guias. O local fica a exatamente duas quadras do Ecoponto Mirim, que recebe lixo reciclável e pequenas quantidades de entulho.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, destacou que grande parte do material que obstrui a tubulação de drenagem na Cidade é de detritos lançados nas vias e que acabam sendo carregados pela chuva para a tubulação. “Por isso é importante a colaboração de todos para a manutenção da limpeza das vias públicas. A Prefeitura oferece diversos serviços de limpeza. Não tem justificativa para jogar lixo na rua”.

Vila Sônia – E uma dos principais vias do Bairro Vila Sônia, a Rua Arnaldo Augusto Baptista, passou por mutirão de limpeza, iniciado dia 3 de fevereiro, que seguiu até o Carnaval. O local recebeu varrição, raspagem de areia das sarjetas, capinação, pintura de guias e serviços do projeto Rapa Treco.

O serviço foi realizado da Rua Sérgio Gregório até a Ignácio Kappes, atendendo cerca de 10 quadras da via. Toda a ação é realizada pelos funcionários da Sesurb, que contam ainda com o apoio de caminhões e maquinários específicos.

Ouvidoria – E a Prefeitura disponibiliza aos munícipes um canal de contato através da Ouvidoria Municipal para cadastro de solicitações de ações de manutenção e limpeza, como móveis e eletrodomésticos. O serviço funciona através do número 162 para telefones fixos dentro do município e 3495-1527 para celulares e fixos fora de Praia Grande. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atende o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.