Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG realiza a limpeza de pontos crônicos de descarte de lixo no carnaval
Aproximadamente 100 toneladas de itens foram recolhidas na Cidade
12/2/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Seguindo com as atividades de limpeza e conscientização em áreas consideradas pontos crônicos de descarte de lixo, a Prefeitura de Praia Grande realizou durante o período de Carnaval, de 6 a 10 de fevereiro, diversas ações em bairros como Sítio do Campo, Boqueirão, Quietude, Mirim, Vila Sônia e Tupi. No total, mais de 100 toneladas foram recolhidas no trabalho de recolha de itens inservíveis, o Rapa Treco, em toda cidade no período.

Para coibir ações como esta, a Prefeitura tem intensificado nos últimos meses a limpeza de pontos crônicos, a orientação de vizinhos destes locais e realizando campanhas educativas nas redes sociais.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98). E o morador que constatar o descarte irregular de lixo em espaços públicos de Praia Grande pode relatar à Prefeitura através do telefone 162.

A ação segue preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas da Cidade para o triênio de 2014-2016, dentro do Eixo Cidade Limpa.
Av. do Trabalhador - Na Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo, diversos pontos passaram pela manutenção e dentre eles três que ficam a poucas quadras do Ecoponto Guaramar: as esquinas das Ruas Sóter de Araújo, José Alonso D’Alama e Urbano Cadeira.

O diretor da Divisão de Manutenção da Orla, Carlos Rodrigues Bonito Jr, explicou que diversos pontos do Bairro receberam avisos sobre a proibição do descarte, mas ainda assim a ação continua recorrente. “Por exemplo, no ano passado, chegamos a escoltar um veículo que supostamente estava prestes a jogar materiais na esquina com a Rua Sotér de Araújo até o Ecoponto Guaramar, localizado a exatamente três quadras do endereço. É uma questão de falta de cidadania e respeito da própria população”.

Quietude – Como já realizado nas duas últimas semanas, a Rua Nicolau Paal, no Bairro Quietude, passou por limpeza. O trecho, que na última manutenção juntou aproximadamente 15 toneladas de lixo, recebeu a visita dos caminhões do projeto Rapa Treco na segunda-feira (8).

Para agravar ainda mais o desrespeito da população que descarta lixo neste local, o endereço recebeu no ano passado placas da Prefeitura informando a proibição do descarte de lixo no local, porém os equipamentos foram parcialmente derretidos quando incendiaram alguns materiais depositados no trecho.

Tupi – A Rua Carimbó, próximo à Praça Odilon Nunes dos Santos, no Bairro Tupi, passou por manutenção na última quarta-feira (10). Materiais como papelão, plásticos, lixo doméstico e entulho foram descartado irregularmente no local, no trecho de calçada da EM José Padin Mouta.

O Tupi, inclusive, é um dos Bairros que recebe o projeto Rapa Treco duas vezes por semana (a maioria conta com a passagem dos caminhões uma vez). Além de contar com as coletas de lixo domiciliar e seleta.

Boqueirão – A Rua Mococa, entre as Ruas Jundiaí e Fumio Miyazi, no Bairro Boqueirão, passou por mutirão de limpeza e manutenção durante o carnaval, com serviços como varrição, retirada de excesso de areia das vias e recolha de lixo e itens inservíveis.

Além disso, foi encontrado no local também entulho da construção civil. Para o descarte adequado deste item, o morador deve contratar o serviço de aluguel de caçamba em uma empresa devidamente regularizada. A Prefeitura também recebe nos Ecopontos pequenas quantidades de entulho (até 2 m³), localizados nos seguintes bairros: Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Boqueirão e Solemar.

Mirim – A Rua 1º de Janeiro, entre as Avenidas Presidente Castelo Branco e Kennedy, no Bairro Mirim, também passou por manutenção durante o Carnaval, com varrição, raspagem de areia das sarjetas, Rapa Treco e pintura de guias. O local fica a exatamente duas quadras do Ecoponto Mirim, que recebe lixo reciclável e pequenas quantidades de entulho.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, destacou que grande parte do material que obstrui a tubulação de drenagem na Cidade é de detritos lançados nas vias e que acabam sendo carregados pela chuva para a tubulação. “Por isso é importante a colaboração de todos para a manutenção da limpeza das vias públicas. A Prefeitura oferece diversos serviços de limpeza. Não tem justificativa para jogar lixo na rua”.

Vila Sônia – E uma dos principais vias do Bairro Vila Sônia, a Rua Arnaldo Augusto Baptista, passou por mutirão de limpeza, iniciado dia 3 de fevereiro, que seguiu até o Carnaval. O local recebeu varrição, raspagem de areia das sarjetas, capinação, pintura de guias e serviços do projeto Rapa Treco.

O serviço foi realizado da Rua Sérgio Gregório até a Ignácio Kappes, atendendo cerca de 10 quadras da via. Toda a ação é realizada pelos funcionários da Sesurb, que contam ainda com o apoio de caminhões e maquinários específicos.

Ouvidoria – E a Prefeitura disponibiliza aos munícipes um canal de contato através da Ouvidoria Municipal para cadastro de solicitações de ações de manutenção e limpeza, como móveis e eletrodomésticos. O serviço funciona através do número 162 para telefones fixos dentro do município e 3495-1527 para celulares e fixos fora de Praia Grande. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atende o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias