Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: MARCELO GUEDES
 
Audiência pública destaca desenvolvimento econômico
Desafios e realizações nas áreas de emprego e qualificação profissional foram destacados no evento
16/3/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Diante do cenário de crise que o País está passando, a quarta audiência preparatória de revisão do Plano Diretor de Praia Grande discutiu ‘Desenvolvimento Econômico’ com os moradores e convidados. O encontro foi realizado na terça-feira (15), no Palácio das Artes. Os principais fatores de desenvolvimento e os desafios que a Cidade pode enfrentar foram tema de uma palestra do economista Paulo Rabello de Castro. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.

O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026. As audiências, ao todo cinco, têm como objetivo recolher propostas da população que vão ajudar no desenvolvimento da Cidade nos próximos anos.

Durante a palestra, o economista destacou que os municípios devem realizar projeções realistas para os próximos anos, pois o atual cenário não sinaliza como será a próxima década.

“O País não vai acabar. A Economia Brasileira não vai afundar. Estamos passando por dificuldades, como qualquer outra. Alguns menos organizados sofrem mais. Estou aqui hoje para ajudar o Município de Praia Grande a pensar no seu futuro. Qualquer ente bem organizado não morre, prospera”!

Ainda de acordo com o economista, enquanto as turbulências acontecem pelo país, a Cidades que focarem no controle financeiro vão conseguir passar o período de crise e sem grandes problemas crescerão junto com o Brasil. “Torçamos para que os políticos ouçam o recado das ruas e tomem jeito”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho de Praia Grande, Nilson Carlos Duarte, apresentou dados recentes de desenvolvimento do Município. Entre os diversos pontos explorados, um dos que ganhou destaque foi a qualificação profissional, oferecida em Praia Grande.

“É importante qualificar para crescer. Desde 2010, mais de 13 mil pessoas foram qualificadas em cursos de curta e média duração, ministrados por meio de parcerias com empresas e programas voltados ao ensino”.

Outro ponto de destaque é o incentivo à geração de emprego e renda, que fez com que o número de Microempreendedores Individuais (MEI) saltasse de 139 em 2010 para 13.000 em 2016. “Cada uma dessas empresas pode ter mais um funcionário, o que possibilita geração de emprego em nosso Município”.

O prefeito de Praia Grande participou do encontro e fez uma projeção da Cidade para daqui a 10 anos, seguindo a linha de desenvolvimento atual. “Com aproximadamente 430 mil habitantes, uma grande cidade, com economia crescente e por meio da percepção atual do controle fiscal e orçamentário, poderemos continuar oferecendo uma boa qualidade de vida aos moradores”.

Segundo o prefeito, uma das principais alavancas para esse desenvolvimento é a criação de empregos. “Precisamos gerar novos empregos. O Projeto Andaraguá tem que sair do papel para que isso aconteça efetivamente. Também teremos outras ações para criar postos de trabalho, mas esse empreendimento é fundamental para a Cidade”.

Discussão – Desde 2013, Praia Grande abriu oportunidade para que a população participe das discussões do Plano Diretor. Ao longo de dois anos, 21 encontros foram realizados em escolas de diferentes bairros, para que a população pudesse opinar.

Esta iniciativa não é obrigatória, no entanto foi realizada para facilitar o acesso da população ao tema. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de mil propostas foram elaboradas, algumas enviadas via internet.

A nova etapa consiste na realização das audiências públicas preparatórias. A quinta audiência já tem data para acontecer. Será na terça-feira (29), a partir das 18h, no PDA. O encontro tratará de Desenvolvimento Urbano. O credenciamento começará às 17h.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias