Audiência pública destaca desenvolvimento econômico

Desafios e realizações nas áreas de emprego e qualificação profissional foram destacados no evento

Por Luciano Agemiro | 16/3/2016

Diante do cenário de crise que o País está passando, a quarta audiência preparatória de revisão do Plano Diretor de Praia Grande discutiu ‘Desenvolvimento Econômico’ com os moradores e convidados. O encontro foi realizado na terça-feira (15), no Palácio das Artes. Os principais fatores de desenvolvimento e os desafios que a Cidade pode enfrentar foram tema de uma palestra do economista Paulo Rabello de Castro. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.

O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026. As audiências, ao todo cinco, têm como objetivo recolher propostas da população que vão ajudar no desenvolvimento da Cidade nos próximos anos.

Durante a palestra, o economista destacou que os municípios devem realizar projeções realistas para os próximos anos, pois o atual cenário não sinaliza como será a próxima década.

“O País não vai acabar. A Economia Brasileira não vai afundar. Estamos passando por dificuldades, como qualquer outra. Alguns menos organizados sofrem mais. Estou aqui hoje para ajudar o Município de Praia Grande a pensar no seu futuro. Qualquer ente bem organizado não morre, prospera”!

Ainda de acordo com o economista, enquanto as turbulências acontecem pelo país, a Cidades que focarem no controle financeiro vão conseguir passar o período de crise e sem grandes problemas crescerão junto com o Brasil. “Torçamos para que os políticos ouçam o recado das ruas e tomem jeito”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho de Praia Grande, Nilson Carlos Duarte, apresentou dados recentes de desenvolvimento do Município. Entre os diversos pontos explorados, um dos que ganhou destaque foi a qualificação profissional, oferecida em Praia Grande.

“É importante qualificar para crescer. Desde 2010, mais de 13 mil pessoas foram qualificadas em cursos de curta e média duração, ministrados por meio de parcerias com empresas e programas voltados ao ensino”.

Outro ponto de destaque é o incentivo à geração de emprego e renda, que fez com que o número de Microempreendedores Individuais (MEI) saltasse de 139 em 2010 para 13.000 em 2016. “Cada uma dessas empresas pode ter mais um funcionário, o que possibilita geração de emprego em nosso Município”.

O prefeito de Praia Grande participou do encontro e fez uma projeção da Cidade para daqui a 10 anos, seguindo a linha de desenvolvimento atual. “Com aproximadamente 430 mil habitantes, uma grande cidade, com economia crescente e por meio da percepção atual do controle fiscal e orçamentário, poderemos continuar oferecendo uma boa qualidade de vida aos moradores”.

Segundo o prefeito, uma das principais alavancas para esse desenvolvimento é a criação de empregos. “Precisamos gerar novos empregos. O Projeto Andaraguá tem que sair do papel para que isso aconteça efetivamente. Também teremos outras ações para criar postos de trabalho, mas esse empreendimento é fundamental para a Cidade”.

Discussão – Desde 2013, Praia Grande abriu oportunidade para que a população participe das discussões do Plano Diretor. Ao longo de dois anos, 21 encontros foram realizados em escolas de diferentes bairros, para que a população pudesse opinar.

Esta iniciativa não é obrigatória, no entanto foi realizada para facilitar o acesso da população ao tema. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de mil propostas foram elaboradas, algumas enviadas via internet.

A nova etapa consiste na realização das audiências públicas preparatórias. A quinta audiência já tem data para acontecer. Será na terça-feira (29), a partir das 18h, no PDA. O encontro tratará de Desenvolvimento Urbano. O credenciamento começará às 17h.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.