A Comissão Especial para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande definiu mais uma etapa do processo de desenvolvimento do trabalho na semana passada. Em reunião, foi apresentado o andamento das propostas para o Plano, explicando sua importância para o Município e para a Região. O Plano definirá ações relativas aos deslocamentos que ocorrem na Cidade.
As diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana foram instituídas pela Lei Federal nº 12.587/2012 e tem como objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território de um Município. A estância federal determina que cidades com mais de 20 mil habitantes, as situadas em áreas metropolitanas e em regiões de desenvolvimento integrado devem elaborar um documento deste tipo.
O Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande (PlanMobPG) definirá ações relativas a transporte público coletivo, circulação viária, infraestrutura, acessibilidade, integração dos modais de transporte, cargas, polos geradores de viagens e estacionamentos, dentre outros, inclusive com acessibilidade universal, com adaptações para as pessoas cuja mobilidade é reduzida.
A formatação do PlanMobPG segue preceitos também estabelecidos no plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada. Os interesses da população já foram incluídos na elaboração do Plano, por meio das 21 oficinas do Plano Diretor, realizadas nos bairros do Município, entre 2013 e 2014, quando os moradores puderam dar sugestões sobre o tema.
De acordo com o arquiteto do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento de Praia Grande (Seplan), Felipe Ribeiro de Oliveira Carvalho, o Plano de Mobilidade vai melhorar a qualidade de vida da população, pois todos têm a necessidade de se deslocar pelo Município, para ir ao trabalho ou mesmo para o lazer. “A intenção é prever tudo aquilo que impacta nessa movimentação, para reduzir a necessidade de grandes viagens e caso elas ocorram, que sejam feitas com agilidade e conforto”.
Após esta etapa de elaboração das propostas, será realizada uma audiência pública, prevista para junho deste ano, momento em que a população poderá tomar conhecimento das diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana.
Site - Sugestões e o acompanhamento dos trabalhos estão disponíveis para população através do site: www.praiagrande.sp.gov.br/planmobpg. O resultado deste processo será um documento com as diretrizes para a mobilidade urbana para um período de 10 anos.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.