Plano Diretor de PG segue em nova etapa

Reuniões com setores da Administração discutem propostas da população

Por Luciano Agemiro | 5/5/2016

Em Praia Grande, o processo de revisão do Plano Diretor continua. Nas últimas semanas diversas reuniões foram realizadas com os setores da Prefeitura para discutir os temas propostos pela população. A expectativa é de que a lei fique pronta até o final do ano. Outras reuniões com o mesmo objetivo estão previstas para os próximos dias.
O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026.

Primeiro, a população sugeriu propostas nas oficinas, realizadas nos bairros. Agora, os assuntos destas propostas são confrontados junto aos setores responsáveis, e também são avaliadas as viabilidades técnicas, junto aos setores responsáveis.
“Estamos fazendo isso de maneira interna, com as secretarias, que detém um panorama dos serviços de cada setor”, explica a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria de Planejamento (Seplan), Eliana Cristina Jeronimo Ferreira.

O que pode ser alterado ou melhorado é colocado em pauta. As secretarias também estão oferecendo propostas baseadas no trabalho já desenvolvido. Já foram discutidas propostas com os responsáveis por: Habitação e Ocupação do Solo, Segurança e Defesa Civil, Saúde, Educação, Promoção Social, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, além de esporte, Lazer e Cultura.

Os próximos encontros serão sobre Macrodrenagem, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Finanças e Saneamento. “É um processo totalmente diferente dos Planos Diretores anteriores, mas está tudo caminhando bem, dentro do previsto. Estamos dando total importância para as sugestões da população. A expectativa é que até o final do mês já tenhamos o diagnóstico da Cidade para elaborar a proposta da lei”, explicou Eliana.

Discussão – Desde 2013, Praia Grande abriu oportunidade para que a população participe das discussões do Plano Diretor. Ao longo de dois anos, 21 encontros foram realizados em escolas de diferentes bairros, para que a população pudesse opinar.
Esta iniciativa não é obrigatória, no entanto foi realizada para facilitar o acesso da população ao tema. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de 1.500 propostas foram elaboradas. No início deste ano, cinco audiências públicas foram realizadas e a população também sugeriu propostas para o Plano Diretor.