PG realiza ações educativas na campanha Maio Amarelo

Travessias orientadas, com distribuição de panfletos informativos, tiveram início dia 5

Por Jaqueline de Marco | 5/5/2016

A importância do respeito à sinalização viária, seja por motoristas, motociclistas e ciclistas, seja por pedestres, foi o tema da ação educativa realizada nesta quinta-feira (5) em vias dos Bairros Boqueirão e Ocian, em Praia Grande. Durante os trabalhos, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito conversaram com os munícipes, realizaram travessias e entregaram panfletos informativos sobre o tema. As ações fazem parte do movimento mundial Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

Todas as quintas e sextas-feiras serão realizadas nas vias orientações dos pedestres quanto ao uso da faixa e o respeito à sinalização semafórica, além da distribuição do material educativo “Guia do Ciclista” em cruzamentos viários da Cidade. Na manhã desta quinta-feira (5), o trabalho foi realizado na esquina da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Espírito Santo, no Bairro Boqueirão; e no período da tarde no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com Rua Vicente de Carvalho, no Bairro Ocian.

Na próxima sexta-feira (6), a ação será realizada nos cruzamentos da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Jaú, no Bairro Boqueirão, e das Avenidas Presidente Kennedy e Dom Pedro II, no Ocian. A ação segue preceitos do plano de metas Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

De acordo com a chefe da Seção de Educação no Trânsito da Setran, Elaine Fornazieri, a proposta é tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, conscientizar cada cidadão sobre a necessidade de adoção de comportamentos seguros no trânsito. “Queremos colocar em pauta o tema segurança viária em ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, além de promover um comportamento seguro durante o deslocamento diário de cada um, sejam pedestres ou condutores de veículos”, informou.

Quem participou da orientação nesta quinta-feira (5) disse ter aprovado o trabalho. Como o militar Douglas Eduardo de Aquino, de 21 anos. De acordo com ele, atividade educativa é o caminho para a mudança de comportamento dos motoristas. “Todo mundo tem que entender que tem papel fundamental para a segurança no trânsito”.

O auxiliar administrativo Pedro Henrique Nogueira do Prado, de 19 anos, também passou pela ação educativa e disse que Praia Grande está no caminho certo. “É muito importante este trabalho. A informação, aliada à fiscalização, é o que gera bons resultados. Podendo até salvar vidas no trânsito”.

E o profissional de construção civil Giovanni Spaggiari, de 21 anos, destacou a importância do trabalho de orientação ser realizado desde cedo. “Além das ações de rua é essencial o trabalho realizado com estudantes para que eles se tornem motoristas e pedestres conscientes no futuro”.

Maio Amarelo - O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos).

A ideia da campanha segue a mesma proposta das bem sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Durante todo o mês, alguns equipamentos municipais, como o Palácio das Artes, serão iluminados em amarelo em alusão à campanha. A previsão é que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas pela campanha em Praia Grande.

Confira cronograma completo das ações que estão sendo realizadas em Praia Grande durante o Maio Amarelo:

Todo mês - Iluminação especial em amarelo em equipamentos públicos;
Apresentação da palestra “Educação Viária, Aprenda a conviver”:
E.E. Júlio Secco de Carvalho – 3 de maio
E.E. Alexandrina Santiago Neto – 10 de maio
E.E. Julio Pardo Couto – 17 maio/manhã
E.E. Mª Nilza da Silva Romão – 17 de maio/noite
E.E. Antonio Nunes L. da Silva – 24 de maio
E.E. Lions Clube Centro – 31 de maio
Todas quintas e sextas-feiras - Orientação de pedestres.