Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
PG realiza ações educativas na campanha Maio Amarelo
Travessias orientadas, com distribuição de panfletos informativos, tiveram início dia 5
5/5/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
A importância do respeito à sinalização viária, seja por motoristas, motociclistas e ciclistas, seja por pedestres, foi o tema da ação educativa realizada nesta quinta-feira (5) em vias dos Bairros Boqueirão e Ocian, em Praia Grande. Durante os trabalhos, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito conversaram com os munícipes, realizaram travessias e entregaram panfletos informativos sobre o tema. As ações fazem parte do movimento mundial Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

Todas as quintas e sextas-feiras serão realizadas nas vias orientações dos pedestres quanto ao uso da faixa e o respeito à sinalização semafórica, além da distribuição do material educativo “Guia do Ciclista” em cruzamentos viários da Cidade. Na manhã desta quinta-feira (5), o trabalho foi realizado na esquina da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Espírito Santo, no Bairro Boqueirão; e no período da tarde no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com Rua Vicente de Carvalho, no Bairro Ocian.

Na próxima sexta-feira (6), a ação será realizada nos cruzamentos da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Jaú, no Bairro Boqueirão, e das Avenidas Presidente Kennedy e Dom Pedro II, no Ocian. A ação segue preceitos do plano de metas Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

De acordo com a chefe da Seção de Educação no Trânsito da Setran, Elaine Fornazieri, a proposta é tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, conscientizar cada cidadão sobre a necessidade de adoção de comportamentos seguros no trânsito. “Queremos colocar em pauta o tema segurança viária em ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, além de promover um comportamento seguro durante o deslocamento diário de cada um, sejam pedestres ou condutores de veículos”, informou.

Quem participou da orientação nesta quinta-feira (5) disse ter aprovado o trabalho. Como o militar Douglas Eduardo de Aquino, de 21 anos. De acordo com ele, atividade educativa é o caminho para a mudança de comportamento dos motoristas. “Todo mundo tem que entender que tem papel fundamental para a segurança no trânsito”.

O auxiliar administrativo Pedro Henrique Nogueira do Prado, de 19 anos, também passou pela ação educativa e disse que Praia Grande está no caminho certo. “É muito importante este trabalho. A informação, aliada à fiscalização, é o que gera bons resultados. Podendo até salvar vidas no trânsito”.

E o profissional de construção civil Giovanni Spaggiari, de 21 anos, destacou a importância do trabalho de orientação ser realizado desde cedo. “Além das ações de rua é essencial o trabalho realizado com estudantes para que eles se tornem motoristas e pedestres conscientes no futuro”.

Maio Amarelo - O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos).

A ideia da campanha segue a mesma proposta das bem sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Durante todo o mês, alguns equipamentos municipais, como o Palácio das Artes, serão iluminados em amarelo em alusão à campanha. A previsão é que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas pela campanha em Praia Grande.

Confira cronograma completo das ações que estão sendo realizadas em Praia Grande durante o Maio Amarelo:

Todo mês - Iluminação especial em amarelo em equipamentos públicos;
Apresentação da palestra “Educação Viária, Aprenda a conviver”:
E.E. Júlio Secco de Carvalho – 3 de maio
E.E. Alexandrina Santiago Neto – 10 de maio
E.E. Julio Pardo Couto – 17 maio/manhã
E.E. Mª Nilza da Silva Romão – 17 de maio/noite
E.E. Antonio Nunes L. da Silva – 24 de maio
E.E. Lions Clube Centro – 31 de maio
Todas quintas e sextas-feiras - Orientação de pedestres.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias