Praia Grande disponibiliza serviços diferenciados de coleta de lixo

Recolha domiciliar, seletiva, Rapa Treco e Ecopontos estão entre as ações oferecidas

Por Jaqueline de Marco | 11/5/2016

A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) realiza diversas ações diárias de limpeza e manutenção da Cidade. Dentre os trabalhos oferecidos estão as coletas domiciliar e seletiva, os projetos Rapa Treco e Ecoponto, além do trabalho de limpeza das vias e orla. Em 2015, as ações realizadas pela Sesurb resultaram na recolha de 1.733.448.724 kg de lixo em todo Município.

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção Ambiental da Sesurb, Marcelus Conde, apesar de todo o sistema oferecido, por falta de informação, a população acaba não utilizando corretamente os serviços. “Por exemplo, às vezes as pessoas procuram os funcionários da coleta seletiva com itens que não são considerados recicláveis. Queremos que os munícipes saibam o que é oferecido e que nos ajudem a mantermos a Cidade sempre limpa e bonita”.

E todo o trabalho segue preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas da Cidade para o triênio de 2014-2016, dentro do eixo Cidade Limpa.

Coleta Domiciliar - A coleta de lixo domiciliar é setorizada e acontece diariamente em centros comerciais, de grande circulação de pessoas e principais vias da Cidade e três vezes por semana em bairros residenciais. Atualmente, mais de dez caminhões 0 km compactadores de lixo são utilizados para realizar o serviço. Em 2015, mais de 100 mil toneladas de lixo domiciliar foram recolhidos em toda Cidade.

Confira o cronograma da coleta de lixo domiciliar em Praia Grande:

Canto do Forte - segunda, quarta e sexta – noite. Boqueirão - segunda, quarta e sexta – noite.
Guilhermina - segunda, quarta e sexta – noite. Aviação - segunda, quarta e sexta – noite. Tupi - segunda, quarta e sexta – noite. Ocian - terça, quinta e domingo – noite. Mirim - terça, quinta e domingo - noite. Maracanã - terça, quinta e domingo – noite. Caiçara - terça, quinta e domingo – noite. Real - terça, quinta e domingo – noite. Flórida - segunda, quarta e sexta – dia. Solemar - segunda, quarta e sexta – dia.
Cidade da Criança - segunda, quarta e sexta – dia. Princesa - segunda, quarta e sexta – dia. Melvi - segunda, quarta e sexta – dia. Samambaia - segunda, quarta e sexta – dia. Esmeralda - segunda, quarta e sexta – dia. Ribeirópolis - segunda, quarta e sexta – dia. Nova Mirim - terça, quinta e sábado – dia. Anhanguera - terça, quinta e sábado – dia. Quietude - terça, quinta e sábado – dia. Santa Marina - terça, quinta e sábado – dia. Tupiry - terça, quinta e sábado - dia. Antártica - terça, quinta e sábado – dia. Vila Sônia - terça, quinta e sábado – dia. Glória - terça, quinta e sábado – dia. Sítio do Campo (lado Caminho do Guaramar) - terça, quinta e sábado – dia. Lado Kartódromo - segunda, quarta e sexta - noite.

Coleta Seletiva - Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas. Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. Em 2015, a coleta seletiva recolheu 1.160.140 kg de materiais recicláveis em toda Cidade.

O serviço tem o seguinte cronograma: Segunda-feira, de manhã, Militar, Canto do Forte e Boqueirão; e de tarde, Guilhermina e Aviação. Terça-feira, de manhã, Tupi, Ocian, Imperador, Princesa e Cidade da Criança; de tarde, Caiçara e Solemar. Na quarta, de manhã, Mirim e Maracanã; de tarde, Real, Flórida e Glória. Quinta-feira, de manhã, Anhanguera, Nova Mirim e Santa Marina; de tarde, Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi. E na sexta-feira, de manhã, é a vez dos Bairros Sítio do Campo, Antártica e Quietude; já de tarde, a coleta acontece na Vila Sônia e Tupiri.

Ecopontos – Desde 2012, a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza na Cidade locais para o descarte correto de materiais recicláveis, os Ecopontos. Atualmente, são 10 unidades em funcionamento e a intenção da Administração Municipal é que todos os bairros do Município recebam um equipamento.

Os locais possuem caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Nos ecopontos em 2015, de materiais inservíveis foram recolhidos 756.550 kg e de entulho em geral 1.751.656 kg.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, os Ecopontos ficam nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro), Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu) e Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira).

Rapa Treco - Todos os dias, os caminhões do Rapa Treco trabalham recolhendo materiais inservíveis (móveis, utensílios, eletrodomésticos, entre outros). Basta o morador deixar o material na calçada de sua residência no dia de recolha referente ao seu endereço, até as 8 horas. No último ano, 28.161.000 kg foram recolhidos pelo projeto.

Confira a programação dos caminhões do Rapa treco: Segunda-feira (Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina e Glória. Entre a praia e a Avenida Kennedy: Tupi, Maracanã, Caiçara, Real, Flórida e Solemar). Terça-feira (Sítio do Campo (loteamento Tude Bastos), Aviação e Antártica. Mirim (entre a praia e a Avenida Pres. Kennedy). Entre a praia e a Avenida Kennedy: Ocian. E entre a Avenida Kennedy e a via Marginal: Maracanã, Caiçara, Real, Flórida e Solemar). Quarta-feira (Vila Sônia, Sítio do Campo (loteamento Sítio São Sebastião), Boqueirão (repasse), Cidade da Criança, Princesa e Melvi. Mirim (entre a Avenida Kennedy e a via Marginal). Quinta-feira (Anhanguera, Sítio do Campo (loteamento Guaramar), Nova Mirim, Canto do Forte (repasse), Ribeirópolis, Esmeralda e Samambaia. Mirim (entre a praia e a Avenida Pres. Kennedy). Tupi (entre Avenida Pres. Kennedy e Via Marginal). Sexta-feira (Tupiry, Quietude e Antártica (loteamentos Maxilândia e Vila São Jorge). Entre praia e Avenida Pres Kennedy: Tupi e Ocian (repasse).

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.