População poderá consultar propostas do Plano de Mobilidade Urbana de PG

Consulta pública será disponibilizada a partir do próximo sábado (14)

Por Luciano Agemiro | 11/5/2016

Em reunião realizada na terça-feira (10), a Comissão Especial para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande definiu mais uma etapa do processo de desenvolvimento do trabalho. Nos próximos dias será disponibilizada a consulta pública por meio do site, onde a população terá acesso a um diagnóstico do tema na Cidade as propostas para as políticas futuras.

Neste encontro, foram tratados detalhes sobre as propostas do Plano de Mobilidade e definidas as últimas etapas da elaboração da Lei. Entre elas, a realização da audiência pública sobre o tema, marcada para o dia 14 de junho. O regulamento da audiência e o material de consulta pública também foram discutidos na reunião.

O Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande (PlanMobPG) definirá diretrizes relativas a transporte público coletivo, circulação viária, infraestrutura, acessibilidade, integração dos modais de transporte, cargas, polos geradores de viagens e estacionamentos, dentre outros, inclusive para acessibilidade universal, com adaptações para as pessoas cuja mobilidade é reduzida.

O Plano definirá ações relativas aos deslocamentos que ocorrem na Cidade. As diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana foram instituídas pela Lei Federal nº 12.587/2012 e tem como objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território de um Município. A estância federal determina que cidades com mais de 20 mil habitantes, as situadas em áreas metropolitanas e em regiões de desenvolvimento integrado devem elaborar um documento deste tipo.

Consulta – No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um banner que leva direto para a página do Plano de Mobilidade Urbana. Se preferir, o internauta pode acessar a página direta, por meio do endereço www.praiagrande.sp.gov.br/planmobpg. A partir de sábado (14) será possível ter acesso às propostas do Plano.

A formatação do PlanMobPG segue preceitos também estabelecidos no plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada. Os interesses da população já foram incluídos na elaboração do Plano, por meio das 21 oficinas do Plano Diretor, realizadas nos bairros do Município, entre 2013 e 2014, quando os moradores puderam dar sugestões sobre o tema.

O resultado deste processo será um documento com as diretrizes para a mobilidade urbana para um período de 10 anos. A intenção é prever tudo aquilo que impacta nessa movimentação, para reduzir a necessidade de grandes viagens e caso elas ocorram, que sejam feitas com agilidade e conforto.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.