A partir do ano que vem, Praia Grande terá uma semana especial para celebrar a cultura caiçara. Na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores da última quinta-feira (2), foi aprovada por 15 votos a PL 15/16, que institui no Calendário Oficial de Eventos da Cidade a Semana da Cultura Caiçara. A programação será realizada de 25 a 31 de maio de 2017.
O projeto, de autoria da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, visa difundir a cultura caiçara em Praia Grande, fomentando diversos tipos de manifestações culturais que envolvam as raízes do Município.
O trabalho faz parte de uma série de ações da Prefeitura para o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura, contempladas no eixo Cidade Feliz, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016.
A ideia de incluir a Semana da Cultura Caiçara no Calendário Oficial de Eventos de Praia Grande surgiu após a criação do projeto Identidade na Diversidade, em 2015. Inicialmente, o projeto tinha como objetivo identificar e reunir grupos folclóricos da Cidade, descobrindo histórias e lendas caiçaras, formando uma identidade específica.
Esse mapeamento foi dividido em dois segmentos: Inquérito Caiçara, que levantou histórias, documentos e lendas com a ajuda da população; e Gastronomia Caiçara, que promoveu oficinas sobre o tema, com aulas práticas e teóricas, e participação da jornalista Christina Amorin, especializada em gastronomia caiçara.
Próximos passos – Virna Gomes Meira, autora do projeto Identidade na Diversidade e chefe da divisão de Difusão Cultural da Sectur, comemora a aprovação do evento em Praia Grande, e afirma que a partir de agora, há muito trabalho para ser feito. “Tudo o que fizemos foi documentado para que desse base ao projeto de lei. Tivemos uma grande vitória não só para Praia Grande mas para toda a região, que poderá contar com mais uma forma de resgate da cultura caiçara. Agora, vamos trabalhar com as idéias, sugestões e projetos que farão parte da semana. Nosso objetivo é envolver diversos tipos de arte como a fotografia, dança, teatro e principalmente, as oficinas gastronômicas durante todo o evento, contando também com a participação das escolas municipais, que muito têm a nos auxiliar e a passar para os estudantes sobre nossa rica cultura de raiz”.
Para o diretor do departamento de Gestão Cultural da Sectur, Renato Paes, a aprovação da Semana da Cultura Caiçara em Praia Grande é uma conquista imensa para a Cidade. “Fiquei muito emocionado porque esse projeto tem uma grandiosidade cultural de muito valor. Vivemos em um mundo globalizado e acabamos esquecendo nossas raízes. Teremos uma oportunidade impar de fomentar nossa cultura caiçara através da arte e gastronomia e esperamos fazer um belo trabalho, fazendo com que o Munícipe possa conhecer um pouco mais dessa cultura, assim como participar cada vez mais de atividades que promovam as raízes caiçaras na região”.
Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.
|