O Programa Avança PG e o Centro de Inovação Tecnológica rendeu à Administração de Praia Grande o reconhecimento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário), que entregará ao prefeito o Certificado de Prefeito Empreendedor, em encontro que ocorrerá nesta segunda-feira (13), às 11 horas, no gabinete do chefe do Executivo Municipal.
Das nove edições do Prêmio, Praia Grande participou de oito, e em todas as participações foi contemplada com o Prêmio Estadual e/ou Certificação (selo). Com este novo certificado, o Prefeito de Praia Grande terá conquistado três prêmios e sete selos Prefeito Empreendedor.
Na categoria “Melhor Projeto”, o Programa Avança PG foi o escolhido. O plano municipal de metas lançado no final de 2013 para o triênio 2014-2016, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento e assegurar a elevação na qualidade de vida da população praia-grandense. As ações foram distribuídas em dez grandes eixos de atuação e atualmente mais de 80% do plano já está concluído ou em execução.
Já na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, o reconhecimento se deu graças ao projeto do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos.
O CIT será implantado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), que está situada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6650, no Bairro Quietude. A área destinada ao CIT conta com 2.145 metros quadrados, sendo disponibilizadas oito salas para a Incubadora de Empresas. Já o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) contará com quatros laboratórios e mais quatro salas de capacitação. O local terá espaços coletivos que contam com um auditório, um espaço de convivência, uma lanchonete e um refeitório. O CTI abrigará ainda um condomínio empresarial com seis salas para comércios locais.
Categorias – Na categoria Inovação e Sustentabilidade, foram avaliados projetos com resultados provenientes de ações estruturadas e sistêmicas de inovação e sustentabilidade, tendo como temas pertinentes a implantação de cooperativas e indústrias de reciclagem local, fomento de ideias inovadoras e ações para solucionar os problemas urbanos, desenvolvimento de pequenos negócios em inovação e sustentabilidade, fomento do planejamento estratégico do município e desenvolvimento de tecnologia da informação em prol dos munícipes – Cidades Digitais.
Já na categoria “Melhor Projeto”, foram avaliados projetos e ações de alto impacto na economia local e que tenham, como principais beneficiários, os pequenos negócios e, como temas pertinentes, aumento do volume de negócios, simplificação e formalização dos pequenos negócios, abertura de novos postos de trabalho, criação de novas empresas e aumento da arrecadação de impostos. Foram analisados diversos aspectos do desenvolvimento do projeto, desde seu objetivo inicial, passando pela apresentação da solução proposta, pelo atendimento das expectativas do público-alvo, pelo cronograma de suas fases, bem como as dificuldades encontradas, as metas e resultados alcançados.
Premiação - A Premiação Estadual foi realizada no dia 29 de abril, e contemplou os três melhores projetos em oito categorias. Os vencedores da etapa estadual (primeiros colocados) concorreram com os projetos selecionados de todo o País na premiação nacional, realizada em 10 de maio.
Os projetos selecionados com pontuação acima do mínimo estabelecido pela Comissão Julgadora recebem o Certificado de Prefeito Empreendedor (Selo) pelas iniciativas de apoio às micro e pequenas empresas realizadas no município.
|