Segunda etapa de urbanização do Bairro Maracanã é entregue

Com a entrega das três etapas, 37 quadras do Bairro serão atendidas

Por Jaqueline de Marco | 14/6/2016

A Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente na manhã desta terça-feira (14) mais um trecho de urbanização de vias no Bairro Maracanã. No local, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou a colocação de sextavado, guias e sarjetas de 12 quadras, nas Ruas João Durante, Maria da Conceição Gonçalves e Rua Capitão Arnaldo Valente. No início de maio foi realizada a entrega da primeira fase do trabalho (com a entrega de 13 quadras) e ainda para esta semana está prevista a inauguração de mais 12, completando no total 37 quadras beneficiadas, em dez ruas diferentes do Bairro.

As obras foram iniciadas em novembro de 2015 e mais de 13 mil m² de sextavado foram implantados, além de 2.952 metros de guias e sarjetas construídas em vias do local, entre as Avenidas Presidente Kennedy e Dr. Roberto de Almeida Vinhas. O valor total da obra está estimado em R$ 1 milhão. Em uma próxima etapa do trabalho, ainda sem previsão de início, serão atendidas também vias entre os Bairros Maracanã e Solemar, mas entre a Avenida Presidente Kennedy e a praia.

A urbanização do Bairro Maracanã segue preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas da Cidade para o triênio de 2014-2016, dentro do eixo Cidade Integrada.

O prefeito de Praia Grande participou da caminhada de entrega e explicou a importância da obra. “Os trabalhos têm muitos lados positivos. Além de valorizar estes locais e melhorar sua aparência, trará benefícios viários e urbanísticos em geral, como melhoria do escoamento da água de chuva com as guias e sarjetas e com o fim da lama, que trazia transtornos aos munícipes”.

Os benefícios também foram destacados pelos moradores do Bairro. O tatuador Glauco Adriano Silva, de 35 anos, mora no Maracanã há 4 anos e disse ter ficado satisfeito com o trabalho da prefeitura. “A minha via era pavimentada, mas as transversais não, então a urbanização melhorou muito o acesso ao local”.

O ambulante Valter Oliveira, de 42 anos, também disse que as obras foram muito boas para os moradores. “Minha rua, onde moro há 14 anos, era de terra. E além dos transtornos para andar por aqui, a casa sempre vivia suja, pois o vento carregava areia. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho”.

Mesmo morando somente há 4 meses no bairro, a pensionista Euridice Maria de Oliveira já pode notar as melhorias que o local recebeu. “Foi tudo muito rápido. Minha rua, antes de terra, formava poças quando chovia e agora dá para passar de carro tranquilamente. É um bairro muito bom e agora está ainda mais bonito”.

Confira as vias contempladas por cada trecho da obra:

- 1ª etapa, inaugurada dia 4 de maio:

Rua Maria Borella Conte (uma quadra entre a Rua Antonio Monteiro e Avenida João André Quintale); Rua Tenente Luiz Rariz Palma (seis quadras até a Rua Dorivaldo Francisco Loria); e Rua Geraldina Hatz Roder (seis quadras até Rua Dorivaldo Francisco Loria).

- 2º etapa, inaugurada dia 14 de junho:

Rua João Durante (uma quadra entre a Rua Paulino Borelli e Avenida professor Daijiro Matsuda); Rua Maria da Conceição Gonçalves (cinco quadras entre Rua Paulino Borelli e Avenida Guido Mangioca; e Rua Capitão Arnaldo Valente (seis quadras entre Rua Paulino Borelli e Rua Mário Daige).

- 3ª etapa, com inauguração prevista ainda para junho de 2016:

Rua Capitão Arnaldo Valente (três quadras até Rua Mário Daige); Rua João Manoel Certeza (três quadras até Rua Mário Daige); Rua João Dias da Silva (três quadras entre Rua Tereza de Jesus Monteiro Corralo e Rua Santa Rita de Cássia); e Rua Dr. Antônio Manoel de Carvalho (três quadras entre Rua Tereza de Jesus Monteiro Corralo e Rua Santa Rita de Cássia).

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.