Vias no Bairro Maracanã são urbanizadas

Mais de 40 quadras foram beneficiadas. Inauguração acontece dia 11 de janeiro

Por Jaqueline de Marco | 9/12/2016

O Bairro Maracanã, em Praia Grande, vem recebendo nos últimos meses várias melhorias como instalações de equipamentos públicos e obras em geral. E como parte deste projeto, diversas ruas do bairro estão sendo urbanizadas. Dia 11 de janeiro está prevista a entrega oficial de 41 quadras, em um total de oito ruas, que receberam guias, sarjetas, além de colocação de sextavado e pavimento asfáltico. Os trabalhos foram realizados pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Sesurb) e de Obras Públicas (Seop) e integram o Plano de Metas Avança PG.

Nesta etapa, os trabalhos incluem vias localizadas entre a orla e a Avenida Presidente Kennedy, em um total de 4.361 metros de extensão. As vias que receberam piso sextavado (mais de 173 mil peças foram utilizadas na obra) são a Rua Flamingo, Rua Joaquim dos Santos, Rua Sebastião Batista Ramos, Rua Maria Rocha Pinheiro e Rua Deolinda Maria Pilon Romano. Além disso, três quadras receberam pavimento asfáltico nas Ruas Nestor Ferreira Rocha Jr, Roberto Borrela e Israel Grimaldi Millani. O valor total da obra está estimado em cerca de 1,8 milhão.

De acordo com a Sesurb, o trabalho de urbanização das vias do Bairro Maracanã deve seguir ao longo de 2017 e a previsão é que na próxima etapa de inauguração as Ruas João Jesus Rúbio Garcia, Carmen Molon Zaccaro e Maria Inez Rúbio devam ser contempladas.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Soraia Milan, explicou a importância dos trabalhos realizados no bairro. “Além de valorizar estes locais e melhorar sua aparência, trará benefícios viários e urbanísticos em geral, como melhoria do escoamento da água de chuva com as guias e sarjetas e com o fim da lama, que trazia transtornos aos moradores”.

Melhorias no Bairro – Nos últimos meses, o Bairro Maracanã vem recebendo diversas obras urbanísticas, de ofertas de serviços e de valorização da área. Em maio deste ano, foram entregues 37 quadras urbanizadas no bairro, entre as Avenidas Presidente Kennedy e Dr Roberto de Almeida Vinhas. Estes locais receberam a colocação de sextavado e instalação de guias e sarjetas.

Também no mês de maio, o Bairro Maracanã recebeu importantes equipamentos de saúde: uma unidade de Saúde da Família (Usafa) e a Academia de Saúde, que fica anexa à Usafa. Pacientes cadastrados na unidade participam de atividades físicas gratuitas, com o acompanhamento de um profissional.

E com cerca de um ano de funcionamento, o Ecoponto Maracanã, localizado na esquina da Rua Dorivaldo Francisco Loria com a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas é um dos equipamentos públicos mais utilizados pelos moradores do bairro. Entre resíduos inservíveis, entulho e materiais recicláveis, a unidade Maracanã já recolheu mais de 15 mil toneladas de itens.

Avança PG - A urbanização do Bairro Maracanã segue preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas da Cidade para o triênio de 2014-2016. No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. Os trabalhos no bairro integram o eixo Cidade Integrada.