Iluminação das vias Marginais à Expressa Sul é revitalizada

Nova etapa compreende trecho entre a Rua Praia dos Sonhos e Av Julio de Mesquita

Por Jaqueline de Marco | 26/12/2016

As avenidas marginais à Via Expressa Sul, a Dr. Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, estão recebendo reforço na iluminação desde junho de 2016. E a nova etapa do trabalho, que compreende o trecho entre a Rua Praia dos Sonhos, no Bairro Guilhermina, e a Avenida Julio de Mesquita, na Aviação, será oficialmente entregue à população no próximo dia 28, às 19h30.
Os trabalhos fazem parte das comemorações ao aniversário de 50 anos de Praia Grande.

Esta segunda etapa do trabalho conta com a instalação de 128 novos postes (64 na Roberto de Almeida Vinhas e 64 na Marcos Freire), cada um com 4 luminárias de vapor metálico de 400W (luz branca). A próxima etapa a ser entregue, com inauguração prevista para 16 de janeiro, seguirá até a altura da Rua Bacaires, que receberá 103 postes. A próxima etapa, que será iniciada em janeiro, deve seguir até a Avenida Osasco, no Bairro Tupi.

Somando todas as fases do serviço, no total serão instalados 711 novos postes, que reforçarão a iluminação dos mais de 20 km das vias. O valor total do trabalho está orçado em R$ 2.816.643,15, todo proveniente da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente pela população através da fatura de energia elétrica.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), que em junho de 2016 já tinha instalado o mesmo sistema entre a Rotatória A Tribuna e a Rua Praia dos Sonhos, em ambas avenidas marginais, entre os bairros Boqueirão e Guilhermina.
O tipo de iluminação instalado no local é eficiente, pois tem grande fluxo luminoso, emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Além disso, produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta.

A nova iluminação faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Segura, que prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016.

Avança PG - Lançado no final de 2013 pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. Pacote de serviços de iluminação pública pertence ao eixo “Cidade Segura”, que propõe metas para aumentar a segurança no Município.