A Defesa Civil de Praia Grande realiza um projeto que cria o histórico pluviométrico da Cidade. Inédito no Município, o projeto foi denominado como Compilação de Dados Meteorológicos (CDM) e começou a ser desenvolvido em dezembro de 2015.
Na ocasião, o índice pluviométrico foi de 429,5 mm, o que equivale a mais de 200 garrafas pets de 2 litros cheias. Já em 2016, o índice pluviométrico foi de 198,5mm o que corresponde a quase 100 garrafas pets de 2 litros cheias.
De acordo com o Departamento de Defesa Civil de Praia Grande, a Cidade teve de realizar um cálculo estatístico sobre a incidência das chuvas, o que também permite a estimativa de riscos ou não derivados de fenômenos meteorológicos que possam interferir na rotina dos moradores.
Segundo o assessor técnico da Defesa Civil de Praia Grande e idealizador do projeto, Rui Bizarro, a Cidade não tinha uma metodologia tão objetiva para registro de índices pluviométricos. “A equipe se qualificou para interpretar as previsões , registrar e compilar diversos dados, resultando não somente na inédita montagem de históricos de chuvas, mas também para a antecipação de ações preventivas que porventura se fizerem necessárias para a Defesa Civil”.
|