Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Saúde divulga novos postos de vacinação contra febre amarela
Campanha preventiva terá início na quinta-feira (25)
22/1/2018
  Compartilhar no Whatsapp
A partir de quinta-feira (25) começa a Campanha Preventiva de Febre Amarela. A vacinação vai até o dia 17 de fevereiro. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) adotou uma estratégia especial durante o período de Campanha.

Praia Grande só deve receber as doses fracionadas do governo Estado dentro dos próximos dias, portanto a população só será vacinada a partir do dia 25. “Nós não recebemos doses essa semana, estamos aguardando a chegada da vacina para a Campanha. Quem nos envia essas doses é o governo do Estado, então é necessário que a população aguarde até o dia 25, data em que já devemos ter recebido as vacinas”, explica o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira.

A Cidade contará com oito pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, são eles:

Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181, Samambaia
Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis nº 850, Maracanã
Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores nº 3.801, Antártica
UBS Boqueirão - Avenida Presidente Kennedy nº 918, Boqueirão
Usafa Ocian - Rua José Jorge nº 521, Ocian
UBS Aviação - Av.Dr Roberto de Almeida Vinhas nº 2929, Aviação
Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores nº 1.717, Glória
Usafa Esmeralda II - Av. Hugo de Carvalho Ramos nº 1.521, Esmeralda

Dias D

A campanha contará ainda com dois Dias “D”: 3 e 17 de fevereiro. Nestes dois sábados quatro unidades aplicarão a vacina das 8 às 17 horas. São elas:

-UBS Boqueirão
Avenida Presidente Kennedy nº 918 Boqueirão

-Usafa Tupiry
Rua Idelfonso Galeno n° 368 Tupiry

-Usafa Samambaia
Av. das Araucárias nº 181 Samambaia

-Secretaria de Saúde Pública (Sesap)
Avenida Presidente Kennedy nº 8.850 Mirim

Capacitação
A Sesap está capacitando os profissionais da rede que vão trabalhar na Campanha. Os enfermeiros, médicos e auxiliares recebem orientações sobre a aplicação da dose, contraindicações, entre outros procedimentos relacionados especificamente a essa vacina. Os profissionais da área administrativa também estão recebendo treinamento para operar o sistema de informática que deverá ser abastecido com os dados de todos que tomarem a vacina. A Sesap dividiu os funcionários em diversas turmas para que o atendimento da população não seja prejudicado por conta do treinamento.

Contraindicações

Gestantes, lactantes, pessoas que fazem uso de corticóide (imunossupressores), alérgicos a ovo e pacientes de quimio e radioterapia, e portadores de doenças autoimunes não podem tomar a vacina.

No caso das gestantes, será aplicada somente se residir em área onde há casos, após avaliação. Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, se receberem a vacina, devem pausar a amamentação por 10 dias.

Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica. Apenas idosos e gestantes que moram em áreas onde há casos da doença serão vacinados.
Portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue, e doença falciforme – necessitam de avaliação médica prévia.

Dose Fracionada- Atualmente, o Ministério da Saúde utiliza a dose padrão da vacina de febre amarela, com 0,5 ml. Já para a dose fracionada ocorre a aplicação de 0,1 ml, o que representa 1/5 da dose padrão. Um frasco com 5 doses da vacina de febre amarela, por exemplo, pode vacinar 25 pessoas e um frasco com 10 doses pode vacinar 50 pessoas.

Dados - Estudo recente feito pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) comprovou que a dose fracionada da vacina de febre amarela é eficaz por, pelo menos, 8 anos. O estudo de dose resposta avaliou 319 militares vacinados com a dose fracionada em 2009 e, após 8 anos, verificou-se a presença de anticorpos contra a doença em 85,3% dos participantes, semelhantes ao observado com a dose padrão neste mesmo período (88%). Crianças abaixo de 2 anos e idosos acima de 60 devem tomar a dose padrão, assim como pessoas que vão viajar para o exterior e necessitam do certificado de vacinação.
Fonte: Ministério da Saúde

Transmissão - A febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O Aedes Aegypti também pode se tornar um transmissor da doença, por isso é importante que a população acabe com os possíveis focos de procriação do mosquito, que é água parada.
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.
Fonte: Ministério da Saúde




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias