PG recebe congresso técnico da final estadual do JORI

Evento ocorre na Cidade pela terceira vez

19/3/2018

Nesta terça-feira (20), às 15 horas, no auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim - na Secretaria de Educação – Seduc, ao lado da Prefeitura), na Cidade de Praia Grande, ocorre o congresso técnico da fase final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) com apoio da Prefeitura local.

Na oportunidade, confirma-se a participação de cada cidade, são sorteados todos os grupos e confrontos de cada modalidade, e é definida a programação do primeiro dia de competições. A competição movimenta mais de três mil atletas acima dos 60 anos, superando200 municípios, em 14 modalidades, no período de 25 a 29 deste mês.

"O Congresso Técnico reúne um dirigente de cada município participante para acompanhar os sorteios", informou o diretor do Departamento Esportivo da SEEL, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão. "Todas as informações oriundas do Congresso são encaminhadas para os dirigentes das cidades no dia seguinte, já no primeiro boletim oficial".

Dados - Participam da fase final do JORI, equipes e competidores que qualificaram-se nas fases classificatórias do JORI. No total, são oito etapas (a SELJ divide os 625 municípios do Estado em oito regiões esportivas): 1ª Região (sede: São Vicente), 2ª (São Sebastião), 3ª (Lençóis Paulista), 4ª (Limeira), 5ª (Cravinhos), 6ª (Andradina), 7ª (Adamantina) e 8ª (Itapeva).Os atletas encaram torneios de 14 modalidades, com divisão por faixa etária: atletismo e natação, categorias A (60 a 64 anos), B (65 a 69), C (70 a 74), D (75 a 79), E (80 a 84) e F (mais de 85); tênis, tênis de mesa e vôlei, classes A (60 a 69) e B (mais de 70); bocha, coreografia, dança de salão, malha, truco, buraco, damas, dominó e xadrez, categoria única (mais de 60 anos).

Na fase final do JORI de 2017, a delegação de Praia Grande terminou em 9º lugar, melhor resultado da história local no evento.O grupo municipal somou 32 pontos e ficou atrás de Sertãozinho com 79, Piracicaba com 73, Jundiaí com 54, Botucatu com 44, Guarulhos com 42, Ribeirão preto com 36, Santo André com 34 e Presidente Prudente com 33,5. No total, 159 cidades participaram. A equipe de Praia Grande subiu duas vezes no pódio, primeiro lugar no xadrez feminino e segunda posição no dominó masculino.Na fase final do JORI de 2016, realizada em Barretos, o grupo de Praia Grande terminou em 27º lugar com 11 pontos e uma medalha de bronze. Na decisão do JORI 2015, realizada em Campinas, a delegação municipal terminou na 46ª posição com oito pontos e sem pódios.