No próximo domingo (25), em Praia Grande, começam as disputas da final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), competição que reúne mais de três mil atletas acima dos 60 anos, de número superior a 200 cidades, em 14modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei, e xadrez.
As cidades favoritas ao título geral são as que venceram as oito etapas classificatórias. Isso se dá por duas razões: primeiro, porque para vencer as respectivas disputas classificatórias as localidades precisam ter qualidade técnica; segundo, pois por serem as campeãs da classificatória terão as maiores delegações (quantidade de atletas e equipes) na final estadual.
E também, pode ser apontada como favorita na final estadual a delegação de Praia Grande, uma vez que a cidade-sede participa em todas as modalidades (desde que tenha participado da fase classificatória do JORI).
Assim, são destaques na disputa pelo título geral da final estadual do JORI2018 as cidades de Praia Grande (sede), Osasco (campeã da 1ª Região), São José dos Campos (2ª Região), Piracicaba (3ª Região), Campinas (4ª Região), Ribeirão Preto (5ª Região), São José do Rio Preto (6ª Região), Assis (7ª Região) e Jundiaí (8ª Região). Uma destas tem a maior probabilidade de vencer a competição.
Na fase final do JORI de 2017, a campeã geral foi a cidade-sede de Sertãozinho com 79 pontos. Na sequência, terminaram as turmas de Piracicaba com 73, Jundiaí 54, Botucatu com 44, Guarulhos com 42, Ribeirão Preto com 36, Santo André com 34, Presidente Prudente com 33,5, Praia Grande com 32 (melhor resultado de todos os tempos), Itatiba e Campinas com 30.A pontuação (que define a cidade campeã do evento) atribui nove pontos ao primeiro colocado; sete ao segundo: seis ao terceiro; cinco ao quarto; quatro ao quinto; três ao sexto; dois ao sétimo; e um ao oitavo. Esta somatória é que determina a cidade campeã do JORI e não o número de medalhas conquistadas.
|